VÍDEO | Casa é arrastada pela água após nível de rio aumentar por causa da chuva, no Sul do Brasil


Temporal no Rio Grande do Sul já atingiu 42 cidades, matando quatro pessoas, tirando 353 de casa e deixando 1.226 com algum tipo de prejuízo.


Um morador de Nova Prata, na Região da Serra do Rio Grande do Sul, registrou o momento em que uma casa era arrastada pela água de um rio nesta segunda-feira (4). O nível subiu depois do temporal que atinge o estado desde a noite de domingo (3). Veja vídeo abaixo.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, a imagem retrata a comunidade de Capela São Belin, que foi tomada pela água do Rio Sabiá. A casa que é vista no vídeo estaria abandonada. O município ainda faz o levantamento dos impactos do temporal na população.

Na região da Serra, a situação mais grave que é consequência do temporal é enfrentada por Nova Bassano. Mais de 200 pessoas ficaram desalojadas (precisaram sair de casa e ir para a casa de parentes, por exemplo) e trinta desabrigadas (estão alojadas em uma igreja da cidade). As aulas nas escolas da rede municipal foram suspensas e o município decretou situação de emergência.

Casa é arrastada pela água após alta de nível de rio em Nova Prata — Foto: Arquivo pessoal


Impacto do temporal no RS

Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda, a Defesa Civil divulgou que o temporal que atinge o estado causou estragos em 42 cidades, matando quatro pessoas, tirando 353 de casa e deixando 1.226 com algum tipo de prejuízo. O número é maior quando se fala em pessoas que foram afetadas direta ou indiretamente pela instabilidade climática: 2 milhões.

No domingo, a Defesa Civil do RS emitiu alerta para temporais, descargas elétricas, queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas.


Causas do temporal

De acordo com a Climatempo Meteorologia, uma combinação de fatores causa a instabilidade climática enfrentada pelo RS.


São três fatores:
  1. Correntes fortes de ar quente e úmido, acentuadas pela queda da pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul
  2. Passagem de uma frente fria pelo Litoral
  3. Passagem de uma frente fria que ingressa no RS pela Argentina e que causa a formação de um ciclone extratropical
A tendência é que o ciclone e a frente fria se afastem do estado a partir desta terça-feira (5). Com isso, deve parar de chover e as temperaturas devem baixar.

Veja o vídeo


Fonte: g1 RS



Postagem Anterior Próxima Postagem