Vídeo flagra barco lotado e desespero na tentativa de conter incêndio

Mais de 100 moradias foram atingidas por incêndio no Caminho São José, em Santos, na madrugada desta terça-feira (5).

Um vídeo obtido pelo g1 mostra moradias do Caminho São José, em Santos, no litoral de São Paulo, sendo consumidas pelo fogo. Na tentativa de impedir mais prejuízos, desesperados, os moradores se aglomeraram em um barco de madeira para tentar chegar a um dos barracos da comunidade. O objetivo era derrubar a moradia, resgatar pertences e tentar controlar o fogo.

O incêndio começou, por volta das 22h30 de segunda-feira (4), no bairro Rádio Clube, na Zona Noroeste da cidade. Ao todo, 15 viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local e 43 bombeiros participaram do combate. As chamas só foram controladas pelos bombeiros quatro horas depois. Segundo informações apuradas pelo g1, mais de 100 moradias foram atingidas.

Nas imagens, é possível ver o pequeno barco de madeira ocupado por vários moradores. Eles atravessam para o outro lado da margem, onde ficam as moradias que estão pegando fogo. "Os caras vão lá para derrubar o barraco. Vai afundar [...] "Vai todo mundo derrubar o barraco agora. Os caras vão pegar o balde para jogar água", diz o homem que filma a ação.

Os moradores que já estão na palafita começam, imediatamente, a quebrar as paredes de madeira da moradia, no intuito de resgatar alguns pertences e, também, de construir uma espécie de barricada para evitar que o fogo atingisse uma outra área da comunidade. Eles retiram uma geladeira e jogam na água. "Olha a geladeira. Tem que jogar, não tem jeito".

Enquanto isso, os homens saem do barco e conseguem chegar na região das moradias. Eles carregam galões de água para tentar apagar o fogo.

"A união faz a força, olha o tanto de gente", narra o homem.

Moradores se aglomeram em barco e tentam quebrar moradia para conter o fogo em Santos — Foto: Reprodução

Não há informações sobre vítimas fatais, no entanto, 15 pessoas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) por inalarem fumaça. Em nota, a Prefeitura de Santos informou que, além do Samu, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil deram apoio aos bombeiros. As causas do incêndio serão apuradas pelas autoridades policiais.

O prefeito Rogério Santos e a secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys, estiveram no local para dar apoio às famílias atingidas pelo incêndio na noite desta segunda-feira. A administração municipal não informou o número total de pessoas desabrigadas.

Incêndio durou a madrugada em uma comunidade no bairro Rádio Clube, em Santos (SP) — Foto: Reprodução e Nina Barbosa/TV Tribuna


Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem