Alunas de medicina são assediadas e agredidas em jogos universitários

Confusão ocorreu durante o cabo de guerra. Uma estudante relatou ter sido agredida com um tapa no braço e ainda teve o óculos quebrado

Foto: Reprodução/ Leitor Folha Vitória

Alunas de medicina da Universidade de Vila Velha (UVV) sofreram assédio e agressões durante o evento esportivo universitário Intermed, que acontece em Vassouras, no Rio de Janeiro.

Segundo os relatos, a confusão ocorreu durante o cabo de guerra. Alguns estudantes da Universidade de Vassouras teriam assediado algumas alunas que estavam na arquibancada. Uma estudante teria sido agredida com um tapa no braço e ainda teve o óculos quebrado.

Membros da atlética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que também estavam no local, precisaram montar um cordão de isolamento para proteger os estudantes.

Em nota, a Atlética de Medicina da UVV repudiou os atos de agressão e assédio ocorridos na arquibancada do evento. A associação pediu que os atos sejam investigados e os responsáveis punidos.

"Estamos prestando todo o apoio necessário às vítimas e aguardamos um posicionamento da organização do evento com relação à punição dos responsáveis. É imperativo que tais atos não sejam tolerados, uma vez que o Código de Ética Desportivo do evento condena esse tipo de comportamento e defende os valores e princípios da competição, do lazer e da confraternização entre os estudantes de medicina das faculdades participantes", destacou.

Também em nota, a Associação Atlética Acadêmica Antônio Carlos Fiuza e o Centro Acadêmico Froés da Fonseca, da Universidade de Vassouras, condenaram os atos de agressão e destacaram que eles não represem a instituição.

"Os agressores não nos representam e, como membros diretores da Atlética de Medicina de Vassouras, nos posicionamos totalmente contra qualquer tipo de agressão. Estamos abertos para receber relatos, fotos e vídeos do ocorrido. Nos sensibilizamos pelas vítimas e informamos que os responsáveis estão sendo identificados e todos serão responsabilizados e punidos pelos seus atos", frisou.

A Torcida do Fundão, da UFRJ, lembrou que durante o evento as torcidas se enfrentaram e fizeram festas em apoio aos atletas e suas universidades. Em nota, o grupo frisou que os atos, além de fora da conduta desportiva, também são criminosos.

"O comportamento da delegação de Vassouras foi inadmissível, com agressões físicas e assédio sexual aos membros de outras torcidas, no que consideramos uma conduta baixa, antidesportiva e distante do que o movimento de torcidas organizadas têm tanto trabalhado em suas delegações. Vale ressaltar que esses atos além de serem imorais, eles são criminosos, passíveis de penalização penal, e devem ser denunciados".

Associações atléticas de outras instituições também se manifestaram contra o episódio de assédio e violência.

O Folha Vitória tenta contato com a organização do evento. A Polícia Civil do Rio de Janeiro também foi procurada, mas ainda não informou se haverá investigação do caso. A reportagem será atualizada quando houver um posicionamento.

Fonte: Folha Vitória

Postagem Anterior Próxima Postagem