Frente fria deve provocar temporais em algumas regiões; calor continua em grande parte do país


Há previsão de ventos fortes, que podem atingir 80 km/h, passando de Mato Grosso do Sul até São Paulo, sul da Bahia até o Rio de Janeiro, e em todo o Sul do Brasil. Cuiabá deve ser a capital mais quente nesta quarta (4).


Uma nova frente fria deve provocar temporais em toda a região Sul do país nesta quarta-feira (4). O alerta vale também para o Mato Grosso do Sul, passando por parte de São Paulo. Também há previsão de ventos fortes, que podem atingir 80 km/h, passando de Mato Grosso do Sul até São Paulo, sul da Bahia até o Rio de Janeiro, e em todo o Sul do Brasil.

"Vai formar um ciclone extratropical na costa da Argentina, bem longe. Não será esse ciclone que vai provocar a chuva, mas a partir dele será formada uma frente fria que provocará toda essa chuva. Há alertas de vento e o nível de rios Guaíba pode subir", explica meteorologista da Climatempo. 

Conforme indicado no mapa abaixo, no Espírito Santo, em toda a faixa litorânea, podem ocorrer ventos com velocidade de 40 a 60km/h.

Fortes rajadas de vento em áreas do Brasil — Foto: Arte/TV Globo

Já as temperaturas continuarão em alta em grande parte do país nos próximos dias. Os termômetros podem ultrapassar a marca de 40°C, especialmente em áreas do Brasil Central, sul da região Norte e no Matobipa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

"Cuiabá deve ser a capital mais quente do país nesta quarta, com 40°C. Mas vale dar um destaque para Manaus, que vem registrando 38, 39 graus. 

Uma nova onda de calor deve chegar ao Brasil na semana de 16 de outubro, com temperaturas com até 10 graus acima da média em quase todo o país mais uma vez. Na terça, o Inmet emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) de onda de calor em áreas do Piauí e Bahia. O aviso é válido até sexta (6).

O mapa abaixo mostra como devem ficar as temperaturas nesta quarta. O vermelho indica temperaturas maiores que 30°C, vermelho escuro significa termômetros acima de 40°C, e os tons azul e laranja sinaliza que as máximas não devem ultrapassar 30°C.

Previsão de temperatura máxima para 04 de outubro — Foto: Reprodução/Inmet


Da Redação / Com informações do g1



Postagem Anterior Próxima Postagem