IPA anuncia 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar, no Recife

O evento será realizado de 19 a 22 de outubro, na sede do IPA

IPA anuncia 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar, no Recife - Foto: Adriano Manoel/IPA

Com o intuito de valorizar o produtor da agricultura familiar, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) anunciou, na quarta-feira (3), a realização da 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri). O evento será gratuito e aberto ao público. A feira será realizada de 19 a 22 de outubro, das 10h às 20h, na sede do IPA, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife.

O evento tem um investimento de aproximadamente R$ 800 mil. A expectativa é de que 10 mil pessoas circulem diariamente no local. A feira apresentará cerca de 500 produtos da agricultura familiar de todo o Estado como geleia de mandacaru, mini beijus coloridos de tapiocas, carpaccio de polvo, óleo de gergelim, café de açaí, cajuína, feijão crioulo, queijos de leite de cabra, além de hortaliças, polpas de frutas, compotas, entre outros.

A feira terá 200 estandes de vendas e contará, também, com o espaço Cozinha da Família, coordenado pelo Instituto César Santos. A proposta dos chefs de cozinha, que irão ministrar as aulas show, é de colocar o homem do campo como grande protagonista do espaço, não apenas como o produtor dos alimentos, mas também para preparar os pratos.

No evento haverá, ainda, banca de negócios com representantes de associações, instituições financeiras e da área econômica, além de palestras e salas temáticas, lançamento do selo da agricultura familiar de Pernambuco, atrações artísticas e exposição histórica do IPA.

Idealizado com o objetivo de apoiar a agricultura familiar e mostrar a importância de oferecer à população produtos criativos, frescos e saudáveis, o evento tem como intuito fortalecer a economia local. De acordo com o presidente do IPA, Joaquim Neto, a expectativa é melhorar a qualidade de vida e a renda da família rural, além de transformar o agricultor familiar em empreendedor.

“O grande objetivo e propósito dessa feira é dar ao pequeno agricultor, aquele que está lá nos quatro cantos do Estado, a oportunidade dele oferecer ao mercado os seus produtos de qualidade que muitas vezes não são vistos, não são lembrados, não são comprados e isso desestimula o homem que está lá no campo”, disse o presidente.

Com uma programação extensa para os agricultores, o IPA pretende receber na feira duas pessoas de cada família. “Um pode ficar tomando conta do estande e o outro participando das palestras, das rodadas de negócio, das discussões que vão acontecer em todos os aspectos. Cada um vai escolher o que quer participar”, acrescentou o presidente.

A abertura da feira terá a presença da governadora Raquel Lyra; da secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Helen Viégas; representantes das entidades parceiras e toda a equipe do IPA, envolvida na organização e planejamento do evento.

Estão envolvidos no evento a Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco); Adepe (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco); Cedepe (Centro de Desenvolvimento Empresarial de Pernambuco); Jucepe (Junta Comercial de Pernambuco); AGE (Agência de Empreendedorismo de Pernambuco) e Copergás (Companhia Pernambucana de Gás).

O site da Fipagri está disponível com toda a programação, objetivos da feira, além de um espaço com informações dos produtores participantes.

Agricultura familiar

Em Pernambuco, a agricultura familiar é praticada por mais de 230 mil famílias e abastece mais de 70% da população com alimentos frescos e saudáveis.

Fonte: Folha De Pernambuco

Postagem Anterior Próxima Postagem