Vazamento de 'água oleosa' atinge praia de São Mateus, no Norte do ES

 Resíduos saíram de uma monoboia que leva petróleo cru para navios e tanques; empresa disse que não houve feridos ou danos às instalações e que as causas são apuradas


A praia de Barra Nova, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, foi atingida por um vazamento de água oleosa ocorrido no último sábado (21), na área do Terminal Norte Capixaba. Em imagens, é possível ver pequenas manchas escuras na areia. Segundo a Transpetro, empresa responsável pelo equipamento em que aconteceu o acidente, as causas estão sendo investigadas. Não foi informado o volume de resíduos que chegou ao mar e à areia.

A empresa informou que identificou uma perda de contenção durante atividades em uma 'monoboia', utilizada normalmente para a transferência de petróleo cru para navios e tanques, o que resultou no vazamento, que já foi contido. Não houve registro de feridos ou danos às instalações devido ao vazamento.

Em nota, a Transpetro também afirmou que o trabalho de recolhimento dos resíduos na praia foi concluído, finalizando as ações de contingência após o ocorrido. E completou que representantes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estiveram presentes no local na segunda-feira (23) acompanhando as ações de resposta da companhia.



A reportagem do A Gazeta recebeu fotos da Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus que mostram a situação da praia no último domingo (22), quando havia os resíduos no solo, e também imagens desta terça-feira (24), em que praticamente não se vê mais as manchas. O secretário da pasta, Ricardo Louzada, disse que vai ser realizado o monitoramento por 15 dias, retirando minúsculos fragmentos que ainda restam na areia.

O Iema foi procurado para falar sobre a ocorrência, mas não retornou até a publicação deste texto.

Fonte: A Gazeta 

Postagem Anterior Próxima Postagem