O resgate, feito na manhã da segunda-feira (30), durou cerca de uma hora. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal era manso, mas estava aparentemente cansado com a situação.
Cachorro é resgatado pelos Bombeiros após ficar com a cabeça presa em muro. Caso aconteceu em Anchieta, no Sul do ES — Foto: Reprodução
Um cachorro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ficar com a cabeça presa em um buraco de muro de uma casa localizada na Praia dos Castelhanos, em Anchieta, Sul do Espírito Santo (assista abaixo). O resgate, feito na manhã da segunda-feira (30), durou cerca de uma hora e chamou a atenção de moradores da região.
O vídeo mostra os dois ângulos da situação. Dá para ver o corpo do animal de um lado do muro, enquanto a cabeça fica do outro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para a ocorrência durante a manhã. Na ocasião, o solicitante informou que o cachorro estava com a cabeça agarrada no vão do padrão de água. A pessoa disse também já tinha tentado, de todo jeito, retirar o animal, mas não conseguia.
"Uma equipe foi encaminhada ao local e constatou que a cabeça do cachorro estava presa na abertura que dava acesso ao hidrômetro. Os militares usaram uma talhadeira de pedreiro e quebraram a parede onde a cabeça do animal estava presa, liberando-o sem ferimentos", informou a corporação por nota.
Resgate simples e trabalhoso
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/5/g/HbINuFTWKKueCwafhIDQ/cachorro-.mp4-snapshot-00.12.151.jpg)
Cachorro fica com a cabeça presa e precisa ser resgatado pelos Bombeiros em Anchieta, no ES — Foto: Reprodução
De acordo com militares que trabalharam na ocorrência, o Corpo de Bombeiros foi acionado por uma tutora da cachorra da raça pitbull, que estava no cio. "O que ela acredita que tenha motivado o cachorro macho a explorar por ali", disse o militar ao g1.
Como foi informado que o cachorro estava preso há horas, a equipe, composta pelo sargento Rodrigo, cabo Donatti e soldado Lobão, foi imediatamente para o local.
"Ele enfiou a cabeça naqueles espaços no muro, geralmente um cano de PVC de 100mm, para que se faça a leitura do relógio de água e não conseguiu retirar. Era uma dinâmica relativamente simples, porém um tanto trabalhoso. Quebramos a alvenaria com cautela, para proteger o animal e agilidade para atenuar o seu desconforto", informou a equipe que atuou na ocorrência.
A equipe disse ainda que o cachorro era manso, mas estava aparentemente cansado devido à situação. Para o resgate, os militares utilizaram uma ferramenta chamada talhadeira.
"Quebramos em volta do cano o suficiente apenas para a cabeça dele sair. Quando ele se viu livre do buraco e do pedaço de cano em seu pescoço, se desvencilhou do bombeiro que o segurava e correu", comentou um dos militares.
Veja aqui o vídeo
Fonte: g1 ES