Médico que passava na rua salva maratonista com parada cardíaca na meia-maratona


"Eu não posso acreditar que o único cara, o primeiro cara, a me ver cair, aparecer e me dar ajuda, foi um cirurgião cardíaco", disse Tuan Pham

Dr. Ryan Chiu e Tuan Pham. FOTO: MEMORIAL DE LONG BEACH

Um homem da Califórnia que teve uma parada cardíaca durante uma meia maratona foi salvo por um médico que estava no lugar certo na hora certa.

Tuan Pham, de San Pedro, é um corredor ávido e se inscreveu para a 39ª Meia Maratona de Long Beach com seu filho Josh, de 16 anos. O atleta de 47 anos já havia corrido seis meias maratonas nos últimos três anos. Com dois quilômetros restantes na corrida, Pham estava animado para encontrar seu filho, que já havia cruzado a linha de chegada, quando de repente desmaiou e teve uma parada cardíaca.

"Tudo o que me lembro foi me sentir bem e depois acordar no hospital", disse. "Me senti muito bem. Não faço ideia do que aconteceu."

A parada cardíaca – também conhecida como parada cardíaca súbita – é a perda abrupta da função cardíaca, resultante de um problema no sistema elétrico do coração, de acordo com a Mayo Clinic. Isso interrompe a ação de bombeamento do coração e interrompe o fluxo sanguíneo através do corpo.

Felizmente para Pham, o Dr. Ryan Chiu, cirurgião cardiotorácico do Long Beach Memorial, estava saindo de um restaurante quando testemunhou a emergência médica. Pham não respondia e não tinha pulso, então Chiu interveio e imediatamente iniciou a RCP.

"Eu estava saindo quando a maratona estava sendo disputada lá no Ocean Boulevard e vi um dos corredores tropeçar na minha frente e desmaiar no chão", disse Chiu ao veículo.

"Houve alguma intervenção divina. Quer dizer, alguém nos colocou lá juntos", acrescentou Pham.

PETREA ALEXANDRU/GETTY IMAGES

Enquanto realizava RCP, Chiu ligou para o Long Beach Memorial para montar uma equipe para realizar uma cirurgia de emergência. Quando uma ambulância chegou para Pham, Chiu entrou em seu carro e os seguiu até o hospital.

A parada cardíaca pode ser fatal se as medidas adequadas não forem tomadas imediatamente. A RCP pode melhorar as chances de sobrevivência até a chegada do auxílio médico de emergência. Mais de 356.000 paradas cardíacas ocorrem fora de um hospital nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com a Associação Americana do Coração.

No hospital, os médicos descobriram que Pham tinha doença arterial coronariana significativa e Chiu realizou uma cirurgia de bypass tripla, salvando sua vida. "Estar vivo é provavelmente o melhor resultado de tudo isso", disse Pham.

Pham, que malhou consistentemente, disse ao Long Beach Post que, embora seus pais tenham morrido aos 50 anos de doença cardíaca, ele acreditava que seu estilo de vida saudável o impediria de ter os mesmos problemas cardíacos.

Como alguém que normalmente prefere correr sozinho, Pham admitiu que está admirado com a coincidência.

"Não consigo acreditar que o único cara, o primeiro cara, a me ver cair, a aparecer e me dar ajuda, foi um cirurgião cardíaco", disse ele ao veículo. "Quais são as probabilidades?"

"Eu nem sou um cara espiritual, mas acho que meus pais me salvaram", acrescentou Pham. "De alguma forma, eles colocaram [Chiu] lá para estar lá para mim."

Chiu admitiu que seu encontro com Pham quase não aconteceu. Depois de terminar o brunch em um restaurante próximo, ele disse que estava pronto para sair quando a pessoa com quem estava pediu para ficar mais alguns minutos para apreciar a vista para o mar.

"Eu tremo ao pensar que, se tivéssemos saído um pouco antes, eu nunca o teria visto descer", disse Chiu.

Agora, como Pham leva tempo para se concentrar em sua saúde, ele insistiu que a cirurgia cardíaca não vai impedi-lo, e ele planeja voltar para a corrida do próximo ano para terminar a maratona.

"Eu sou esse cara", gabou-se. "Estou voltando e terminando, os últimos dois quilômetros."

Pham disse ao veículo que espera que sua história sirva como um lembrete para ficar em dia com sua saúde. "Só a consciência de que você tem que ir ao médico e fazer exames", disse.

Fonte: people.com



Postagem Anterior Próxima Postagem