A autoestima quando não trabalhada pode afetar diferentes áreas da vida.

A autoestima pode ser entendida como o sentimento que temos em relação a nós mesmos. Esse sentimento não diz respeito apenas à nossa aparência física, mas também às nossas habilidades, qualidades e defeitos.
Para as mulheres, trabalhar a autoestima demanda um esforço redobrado devido às constantes pressões sobre seus corpos e atitudes. No entanto, quando não é trabalhada, ela pode afetar diferentes áreas de suas vidas, inclusive os relacionamentos. Portanto, é importante estar atento a alguns comportamentos que revelam baixa autoestima nesses relacionamentos.
1. Ciúme excessivo e dependência emocional
Quando uma mulher se sente insegura em relação a si mesma, ela tende a temer que seu parceiro a troque por outra pessoa. Isso pode se manifestar através de crises de ciúmes sem fundamentos ou do monitoramento constante de sua atividade nas redes sociais.
2. Tolerância a comportamentos inadequados
Mulheres com baixa autoestima tendem a acreditar que não possuem força interna para se defender, e por isso, frequentemente aceitam comportamentos inadequados por parte dos parceiros. Em situações mais extremas, essa tolerância pode fazer com que as mulheres se envolvam em relacionamentos abusivos, onde o parceiro se aproveita de suas fragilidades e inseguranças.
3. Comunicação inadequada
Ao invés de se expressarem de forma direta e clara, as mulheres inseguras recorrem a meios indiretos, como choramingar, ficar de mau-humor ou demonstrar tristeza. Segundo estudos recentes, esse comportamento tem o objetivo de assegurar que seu parceiro continue a fornecer o apoio e a atenção desejados por elas.
4. Dificuldade em ser vulnerável
É difícil se abrir para outras pessoas quando acreditamos que não há muito do que nos orgulhar. No caso das mulheres com baixa autoestima, essa dificuldade é ampliada, pois acreditam que seu parceiro as abandonaria no momento em que mostrassem vulnerabilidade. Portanto, elas tentam apresentar aos parceiros uma imagem considerada mais aceitável ou amável.
Da Redação/Com informações do Mundo em Revista Notícia