Recém-criado, PRD define Executiva no ES e prepara estrutura para as eleições de 2024


A Presidente estadual do PRD-ES, Joelma Costalonga e o Presidente da ALES, deputado Marcelo Santos

Fruto da fusão do PTB e do Patriota, o Partido da Renovação Democrática (PRD) nasce no Espírito Santo com a perspectiva de estar presente, já na eleição municipal de 2024, em diversos municípios. A perspectiva é fortalecer a presença da legenda nos legislativos municipais capixabas, além de concorrer também a prefeituras em cidades do Estado.

No Espírito Santo, a legenda integra a base aliada do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, o deputado Marcelo Santos e estará  na aliança dele para seus passos políticos futuros. 

Filiado ao Podemos, o presidente da ALES, Marcelo Santos, influenciou muito a criação estadual do partido. Após articulações realizadas por Marcelo, o recém-constituído Partido Renovação Democrática (PRD) passa a ser presidido pela Secretária da Casa dos Municípios da Assembleia, Joelma Costalonga, sua ex-assessora parlamentar e grande aliada política.

Válida até 30 de novembro deste ano, a Executiva Provisória está oficialmente ativa desde a última terça-feira (23), conforme registros do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


PRD - Partido da Renovação Democrática

Formado oficialmente em novembro do ano passado, o PRD resulta da fusão de duas agremiações de direita: o PTB, comandado por muitos anos pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, e o Patriota. Durante o governo Bolsonaro, sob a condução de Roberto Jefferson, o PTB passou a atuar como um partido de extrema direita, haja vista a postura radical assumida por seu presidente nacional. Os dois partidos se fundiram para sobreviverem politicamente. Nas eleições gerais de 2022, nem PTB nem Patriota conseguiram superar a cláusula de barreira.


Partido enorme em número de filiados

Apesar do péssimo resultado eleitoral do PTB e do Patriota em 2022, o PRD já nasceu como o terceiro maior partido do país em número de filiações. Com 1,3 milhão de brasileiros em suas fileiras, só fica atrás do MDB (2,05 milhão) e do PT (1,62 milhão).




Postagem Anterior Próxima Postagem