As moscas são insetos pequenos e comuns encontrados em uma variedade de ambientes ao redor do mundo. Pertencentes à ordem Diptera, elas são reconhecidas por seus corpos esbeltos e asas membranosas que lhes conferem uma habilidade ágil de voo.
Nesse sentido, as moscas são frequentemente atraídas por matéria orgânica em decomposição e são conhecidas por seu papel na polinização, além de serem ocasionalmente consideradas pragas devido à sua capacidade de transmitir doenças.
Moscas: perigo e incômodo
Diante disso, as moscas são visitantes indesejados que podem trazer doenças e incômodos para o seu lar. Mas você não precisa recorrer a inseticidas ou armadilhas químicas para se livrar delas.
4 aromas que são repelentes naturais
Existem soluções naturais e baratas que podem afastar as moscas usando cheiros que elas odeiam. Confira a seguir quatro aromas que podem ajudar você a manter sua casa livre de moscas, de forma simples e ecológica.
Alecrim: saúde e proteção contra as moscas
O alecrim é uma erva aromática que tem muitos benefícios para a saúde e para a culinária. Mas você sabia que ele também é um repelente natural de moscas e outros insetos? O cheiro do alecrim é muito desagradável para as moscas, que evitam se aproximar dele.
Dessa maneira, você pode plantar alecrim em vasos ou canteiros perto das janelas e portas da sua casa, ou usar óleo essencial de alecrim em difusores ou borrifadores. Assim, você cria uma barreira natural contra as moscas e ainda perfuma o ambiente com um aroma agradável.
Vinagre de Maçã: uma armadilha fatal
Já o vinagre de maçã é um produto versátil que pode ser usado para limpar, desinfectar, cozinhar e até cuidar da beleza. Mas ele também pode ser usado para fazer uma armadilha eficaz contra as moscas. O vinagre de maçã tem um cheiro que atrai as moscas, mas que também pode ser fatal para elas.
Então, para fazer a armadilha, você vai precisar de um recipiente, vinagre de maçã e algumas gotas de detergente. Misture o vinagre e o detergente e coloque o recipiente em um lugar onde as moscas costumam aparecer, como a cozinha ou a área de serviço.
Dessa forma, as moscas serão atraídas pelo cheiro do vinagre e tentarão pousar no líquido. Mas o detergente reduz a tensão superficial da água, fazendo com que as moscas afundem e morram.
Repelente natural contra as moscas: Citronela
A citronela é uma planta que tem um cheiro forte e cítrico, que é muito usado para repelir mosquitos e outros insetos. A citronela tem um efeito semelhante sobre as moscas, que não suportam o seu aroma. Assim, a citronela pode ser usada tanto dentro quanto fora de casa para criar uma proteção contra as moscas.
Desse movo, você pode plantar citronela em vasos ou jardins, ou usar velas e óleos essenciais de citronela. A vantagem da citronela é que ela também cria um clima aconchegante e relaxante, com uma iluminação suave e um cheiro refrescante.
Cravo-da-Índia
Por fim, o cravo-da-índia é uma especiaria que tem um cheiro pungente e picante, que é muito usado para temperar alimentos e bebidas. Mas ele também é um excelente repelente de moscas, que não gostam do seu aroma. O cravo-da-índia pode ser usado de várias formas para espantar as moscas da sua casa.
Portanto, uma dica é fazer pequenos sachês de cravo e colocá-los em gavetas, armários, prateleiras e outros lugares onde as moscas possam se esconder. Outra dica é espetar cravos em limões ou laranjas cortados ao meio e distribuí-los pela casa. Afinal, essa combinação não só repele as moscas como também deixa um aroma agradável e cítrico no ambiente.
Fonte: Edital Concursos