Cabeça d'água mata três em cachoeira e um fica desaparecido; entenda a diferença entre tromba d'água e cabeça d'água


Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos oito pessoas estavam no local e quatro foram resgatadas após nível de rio subir repentinamente. Caso aconteceu nesse domingo (17).

Três adolescentes, de 15, 16 e 17 anos, morreram depois que uma cabeça d'água atingiu uma cachoeira em Paranavaí, no noroeste do Paraná, na tarde de domingo (17). Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos oito pessoas estavam no ribeirão Paranavaí quando o volume da água aumentou. Quatro pessoas foram resgatadas, e uma segue desaparecida. 

A cabeça d'água ocorre quando o nível de um rio, cachoeira ou lago sobe repentinamente devido a chuvas em trechos mais altos do curso d'água. Geralmente, há mudança na coloração da água, que fica com mais folhas e galhos. O fenômeno também é conhecido por "tromba d'água" em algumas regiões, mas, segundo meteorologistas, cada termo se refere a coisas diferentes.

As vítimas da cabeça d'água em Paranavaí são os adolescentes, Pedro Henrique, de 17 anos; Kauane Duarte, 16 anos e Letícia Silva, de 15 anos. Uma mulher, de 43 anos, segue desaparecida.

Quando os bombeiros e a Polícia Militar (PM-PR) foram ao local realizar o atendimento, encontraram três vítimas já sem vida, sendo duas do sexo feminino e uma do sexo masculino.

Os bombeiros retomaram as buscas na região por Maria Gessé na manhã desta segunda-feira (18).

Os bombeiros recomendam às pessoas que visitem locais com risco de ocorrência de cabeça d'água que estejam sempre acompanhadas de instrutores ou pessoas com experiência na região.

Quando o rio apresentar algum sinal de aumento do volume ou mudança da coloração, é preciso sair imediatamente do local e procurar pontos mais altos nas margens do rio.

Três jovens morrem após cabeça d'água atingir cachoeira em Paranavaí, dizem bombeiros; uma está desaparecida — Foto: Eduardo Ortiz


Entenda a diferença entre tromba d'água e cabeça d'água

Meteorologista explica que fenômenos não têm semelhanças ou qualquer relação. Tromba d'água é mais comum no mar e sem grandes desastres. Já cabeça d'água é causada pela chuva e tem potencial de causar desastres.

Três jovens morrem após cabeça d'água atingir cachoeira em Paranavaí, dizem bombeiros; uma está desaparecida — Foto: Eduardo Ortiz

O fenômeno é resultado da chuva em uma área específica do rio ou cachoeira, que faz com que o nível da água suba de forma repentina, reforçando a correnteza.

A cabeça d’água é muito confundida com outro fenômeno: a tromba d’água. Porém, o que especialistas explicam é que as duas coisas são diferentes e não têm qualquer ligação.


O que é cabeça d’água?

🌧️ A cabeça d'água se caracteriza pela chuva intensa. Geralmente, a chuva acontece em um ponto isolado e alto do rio, na nascente, por exemplo. Quando chove muito na cabeceira do rio, a tendência natural é o volume de água aumentar ao longo do percurso e de maneira abrupta.

"A pancada de chuva intensa cai na cabeceira do rio, faz ele subir de nível e forma essa onda, que é uma cabeça d’água. Essa onda é gerada pela entrada de água muito rápida e faz com que as correntezas se intensifiquem."

— Giovanni Dolif, meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

🚨 Nem sempre a chuva que causa a cabeça d'água é visível em áreas dos rios e cachoeiras onde os banhistas costumam ficar. Com isso, eles são surpreendidos pela cheia e intensidade das correntezas.

Os bombeiros alertam que os primeiros sinais são a mudança na coloração da água e a presença de mais folhas e galhos.

Tromba d'água é vista por moradores e frequentadores em uma praia de Beberibe. — Foto: Reprodução


Qual a diferença entre tromba d’água e cabeça d’água?

Apesar de serem confundidas popularmente, os dois fenômenos são bem diferentes. A cabeça d’água está ligada à chuva. Já a tromba se forma sugando a água, principalmente, do mar.

"A tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície de água. O vórtice de ar girando suga a água, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Geralmente, acontece no mar ou, raramente, em rios muito largos."

— Giovani Dolif, meteorologista do Cemaden.

Além disso, a tromba d’água tem um potencial de risco menor que a cabeça d’água. Como afeta áreas distantes do mar, ela pode afetar embarcações, mas são raras as ocorrências em que trombas d’água causam mortes.

Fonte: g1 PR



Postagem Anterior Próxima Postagem