Seis pessoas seguem desaparecidas.
![]() |
Helena Matos e o filho em meio ao cenário de destruição causado pela chuva em Mimoso do Sul, no Espírito Santo — Foto: Fernando Madeira/Rede Gazeta |
O boletim extraordinário divulgado pela Defesa Civil Estadual na madrugada desta segunda-feira (25) traz um aumento no número de mortes decorrentes das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo no início do último final de semana. Foram contabilizados, até o momento, 19 mortes, sendo 17 em Mimoso do Sul e 2 em Apiacá. Seis pessoas estão desaparecidas.
Ao todo, 7.287 pessoas estão desalojadas (que foram para residência de familiares ou amigos), e 411 estão desabrigadas, isto é, perderam o imóvel e foram encaminhados a abrigos públicos.
A Polícia Científica (PCIES) informou que os corpos estão sendo levados para o Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.
Duas equipes do Departamento Médico Legal (DML) Vitória foram deslocadas para dar apoio. Um DML improvisado foi montado na capela mortuária de Mimoso do Sul para o recebimento inicial das vítimas.
O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, o tenente-coronel Benicio Ferrari Junior, informou que em Mimoso do Sul a água já está baixando e, com isso, as equipes estão conseguindo acessar mais áreas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/b/q/sRl5zcTHAeJmFScydlYQ/bdes-pgm-vix-g1-vivo-situacao-mimoso-do-sul.mp4-snapshot-00.45.356.jpg)
Água alcançou segundo andar de casa ao lado de rio em Mimoso do Sul, no Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
"Nesse trabalho de acessar mais locais, a contagem de óbitos cresceu. Vamos seguir nos trabalhos para acessar todas as vítimas”, diz.
Apiacá tem aproximadamente 7 mil habitantes e está com mais pessoas fora de casa. Por lá são 4 mil desalojados e 332 desabrigados.
Em seguida aparecem Bom Jesus do Norte (3.000 desalojados e 64 desabrigados); Vargem Alta (269 desalojados e 3 desabrigados) e Mimoso do Sul (18 desalojados e 12 desabrigados).
Cidade sem acesso
Os acessos a cidade de Apiacá estão comprometidos. Uma cratera se abriu na rodovia ES-297 e a cidade decretou de emergência. As pessoas só conseguem chegar à cidade dando uma volta pela cidade de Bom Jesus do Itabapoana, já no Rio de Janeiro.
Da Redação / Com informações do g1 ES