Veja quem está na lista tríplice para ser chefe do Ministério Público do ES


Após definição dos três mais votados pelos juristas, Governador Renato Casagrande, que tem 15 dias para indicar quem será o procurador-geral de Justiça no biênio 2024-2026

Os promotores Francisco Berdeal, Maria Clara Perim e Pedro Ivo de Sousa. (Divulgação/ MPES)

Em eleição nesta sexta-feira (22), os promotores Pedro Ivo de Sousa, Francisco Berdeal e Maria Clara Mendonça Perim foram os mais votados por promotores e procuradores estaduais e vão integrar a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). A lista foi entregue, no começo da noite, ao governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que fará a escolha definitiva de quem vai comandar o órgão no biênio 2024-2026.


Confira o número de votos de cada candidato:
  • Pedro Ivo de Sousa - 146 votos
  • Francisco Berdeal - 132 votos
  • Maria Clara Mendonça Perim - 97 votos
  • Marcello Souza Queiroz - 82 votos
  • Danilo Raposos Lírio - 64 votos
  • Josemar Moreira - 26 votos

Embora haja uma tradição de que seja escolhido o membro mais votado pelos seus pares, o governador pode, por lei, escolher qualquer um dos nomes da lista tríplice. Ele tem 15 dias para informar a decisão após receber formalmente a seleção.

Caso vença o prazo e Casagrande deixe de se manifestar, o candidato mais votado será empossado no cargo pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MPES.

A posse do novo (ou nova) procurador(a)-geral de Justiça está marcada para o dia 2 de maio.

A votação aconteceu das 9h às 17h desta sexta (22) por sistema online. Todos os 268 promotores e procuradores do órgão escolheram entre os seis candidatos disponíveis. Cada eleitor pôde votar em uma, duas ou até três pessoas.


Da Redação / Com informações de A Gazeta



Postagem Anterior Próxima Postagem