Após definição dos três mais votados pelos juristas, Governador Renato Casagrande, que tem 15 dias para indicar quem será o procurador-geral de Justiça no biênio 2024-2026

Os promotores Francisco Berdeal, Maria Clara Perim e Pedro Ivo de Sousa. (Divulgação/ MPES)
Em eleição nesta sexta-feira (22), os promotores Pedro Ivo de Sousa, Francisco Berdeal e Maria Clara Mendonça Perim foram os mais votados por promotores e procuradores estaduais e vão integrar a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). A lista foi entregue, no começo da noite, ao governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que fará a escolha definitiva de quem vai comandar o órgão no biênio 2024-2026.
Confira o número de votos de cada candidato:
- Pedro Ivo de Sousa - 146 votos
- Francisco Berdeal - 132 votos
- Maria Clara Mendonça Perim - 97 votos
- Marcello Souza Queiroz - 82 votos
- Danilo Raposos Lírio - 64 votos
- Josemar Moreira - 26 votos
Embora haja uma tradição de que seja escolhido o membro mais votado pelos seus pares, o governador pode, por lei, escolher qualquer um dos nomes da lista tríplice. Ele tem 15 dias para informar a decisão após receber formalmente a seleção.
Caso vença o prazo e Casagrande deixe de se manifestar, o candidato mais votado será empossado no cargo pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MPES.
A posse do novo (ou nova) procurador(a)-geral de Justiça está marcada para o dia 2 de maio.
A votação aconteceu das 9h às 17h desta sexta (22) por sistema online. Todos os 268 promotores e procuradores do órgão escolheram entre os seis candidatos disponíveis. Cada eleitor pôde votar em uma, duas ou até três pessoas.
Da Redação / Com informações de A Gazeta