A tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul começou a respingar em Colatina e região. Com a produção agrícola gaúcha destruída, os alimentos começam a sofrer redução no abastecimento. Por conta disso, os supermercados de Colatina, não todos, mas a maioria, já estão limitando a venda de alguns produtos nas prateleiras.
O arroz é o principal produto exportado do Rio Grande do Sul e é responsável por 70% da produção no país. Por isso, os estabelecimentos começaram a reduzir o número de vendas. No Supermercado Casagrande, por exemplo, os clientes podem comprar até duas unidades de 5kg por pessoa, a restrição é por tempo indeterminado. Já no Supermercado Lavagnoli o cliente pode levar somente 1 fardo de arroz.
Ao comentar os efeitos dos temporais registrados no Rio Grande do Sul no agronegócio brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o país pode precisar importar arroz e feijão para equilibrar a produção e conter o aumento dos preços.
A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) informou que, diante das dificuldades momentâneas que envolvem o escoamento da produção de arroz do Rio Grande do Sul, alguns supermercados decidiram limitar a quantidade de mercadoria comercializada para os clientes. “A iniciativa tem o objetivo de garantir o atendimento a todos os consumidores”, informou a entidade.
Fonte: ES Fala