Frente fria enfraquece bloqueio e ameniza calor no Centro-Sul; RS tem alerta para queda das temperaturas

Apesar do alívio previsto, massa de ar frio não será capaz de romper totalmente o sistema que tem causado altas temperaturas no interior do país e mantido a chuva no Sul.

Frente fria deve amenizar calor no Centro-Sul do país. — Foto: Inmet

Uma nova frente fria que avança do Sul do país nesta terça-feira (14) deve enfraquecer o bloqueio atmosférico que atua sobre o Brasil desde o fim de abril. De acordo com os meteorologistas, essa massa de ar frio deve aliviar o calor no Centro-Oeste e no Sudeste e fazer com que as chuvas diminuam momentaneamente no Rio Grande Sul.

Apesar de ser forte o suficiente para conseguir mudar o cenário que vinha sendo observado ao longo das últimas semanas, a frente fria ainda não vai ser capaz de quebrar totalmente o bloqueio, segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.

O bloqueio atmosférico é fundamental para manter as chuvas estacionadas no Sul. Localizado na região do Centro-Sul do país, ele impede que as frentes frias avancem, concentrando as instabilidades no extremo Sul do país.

Com o enfraquecimento, o que se espera é que o calor no Centro-Sul e os temporais no Rio Grande do Sul amenizem apenas por alguns dias. No fim da semana, a previsão é que as temperaturas já voltem a subir e as chuvas no Sul retornem.

"Com a entrada de ar um pouco mais frio, as temperaturas devem ficar baixas por cerca de dois ou três dias", comenta a especialista em meteorologia, Maria Clara Sassaki.

A especialista destaca que, com a frente fria, algumas capitais do Sudeste e do Centro-Oeste podem registrar as menores temperaturas do ano entre terça (14) e quarta (15) – como é o caso de São Paulo e Campo Grande. (veja abaixo como ficam as temperaturas nas capitais)

Inicialmente, a Climatempo previa que o bloqueio iria atuar somente até o início desta semana. Mas a previsão mais atualizada indica que o fenômeno deve se estender por ao menos mais uma semana.

"A expectativa é que mais para o fim do mês uma frente fria mais forte avance sobre o país e consiga romper o bloqueio. Até lá, vamos ficar com uma oscilação nas temperaturas", analisa Maria Clara.


Frio e tempo firme no Sul

Com o avanço da frente fria pelo país, a previsão é que o ar frio e seco atue com mais força no Rio Grande do Sul nesta terça e quarta. A expectativa é que as temperaturas fiquem mais baixas, com tempo firme em boa parte do estado.


De acordo com a Climatempo, o tempo previsto para o estado nos próximos dias é:

Terça-feira (14): o sol deve predominar durante todo o dia em boa parte do Rio Grande do Sul. A Serra Gaúcha, litoral norte e Grande Porto Alegre ainda deve ter nuvens, mas não há previsão de chuva para o estado. O frio deve ser intenso, principalmente no amanhecer, com previsão de geada no sul do estado e mínimas próximas de 0°C.
Quarta-feira (15): deve ser o dia de mais frio desta nova frente fria. Há previsão de ser o dia mais frio do ano no estado, com sol e temperaturas abaixo de 0°C em algumas regiões. Também há chance de geadas entre terça e quarta.

A partir de quinta-feira (16), uma nova circulação de ventos deve gerar novas áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, fazendo com que volte a chover no estado. Os volumes de chuva devem ficar entre 50 e 100 milímetros.

Maria Clara ainda alerta que os ventos na região devem continuar soprando na direção contrária ao escoamento dos rios até quinta, o que favorece a manutenção das inundações.


Alívio do calor no Sudeste

A nova frente fria também deve trazer alívio para o calor que vem sendo constante nos estados do Sudeste.

Em São Paulo, por exemplo, o sistema deve favorecer as condições de chuva na Grande São Paulo e no litoral nesta terça. Na quarta, o tempo fica mais frio, com máxima que não deve superar os 22°C.

O Rio de Janeiro também deve ter chuva nesta terça, mas não há risco elevado para temporais. A quarta deve ser de tempo mais encoberto, com máxima próxima dos 25°C.


Alertas com a mudança no tempo

Por conta da mudança no tempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro avisos meteorológicos que abrangem o Centro-Sul do país:


Perigo potencial para geada

Aviso abrange a região sudoeste do Rio Grande do Sul;
Alerta para o risco leve de perda das plantações nesses locais, com temperatura mínima de até 3ºC.


Perigo potencial para ventos costeiros

Aviso abrange todo o litoral do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina;
As regiões sob o alerta podem ter ventos intensos na região litorânea.


Perigo para declínio de temperatura

Inclui todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, boa parte do Paraná e oeste do Mato Grosso do Sul;
Alerta para quedas na temperatura superiores a 5ºC.


Perigo potencial para declínio de temperatura

Abrange o norte do Paraná, boa parte de São Paulo, região central do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso;

Alerta para quedas entre 3ºC e 5ºC nas temperaturas.



Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem