Dupla alugava carros em locadoras da Grande Vitória e os levava para vender em países como a Bolívia. Homem foi preso em Guarapari e outro segue foragido.
A Polícia Civil prendeu um homem, de 29 anos, suspeito de fazer parte de um esquema criminoso de compra e venda de carros que eram levados para países vizinhos. A prisão ocorreu em Guarapari, Região Metropolitana de Vitória, nessa terça-feira (18) durante uma operação. Um outro suspeito, de 35 anos, não foi encontrado durante a operação.
O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes, disse que o esquema realizado pela dupla, que não teve a identidade divulgada, funcionava da seguinte forma: os dois suspeitos iam até locadoras de veículos da Grande Vitória e alugavam carros de forma lícita, usando os próprios documentos.
Depois, buscavam a polícia para dizer que os veículos tinham sido roubados. Mas na verdade, eles viajavam com os carros para países vizinhos da América do Sul, principalmente a Bolívia.
"Quando você passa pela fronteira, há países vizinhos da América do Sul que conseguem regularizar esse carro, mesmo sendo um objetivo ilícito. Então é uma regulamentação desses países que eles conseguem regularizar esses carros que tem restrição de furto ou roubo e são objetos de crime", explicou Ximenes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/I/8/ZOQaXhQF61e9zEbbbMnw/whatsapp-video-2024-06-20-at-15.06.02.mp4-snapshot-00.08.103.jpg)
Várias máquinas de cartões, celulares e documentos foram apreendidos durante operação da Polícia Civil no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Polícia Civil
A polícia ainda investiga quantos carros foram vendidos de forma irregular pela dupla. As cidades da Grande Vitória onde os suspeitos alugavam os carros também não foram divulgadas.
Durante a operação, a polícia apreendeu máquinas de cartões, celulares e dezenas de documentos de carro.
"Na casa desse indivíduo havia vasto material de indica o crime de estelionato, como maquininhas do Mercado Livre, documentos, então, a gente vai levar para o setor de perícia para ver se consegue provar a falsificação e também indiciá-lo no uso de documento falso. Havia também uma arma de fogo. Ele foi autuado em razão dessa posse irregular, porque o endereço não condizia com o endereço o qual estava no Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal e também havia uma munição de calibre 9 milímetros que seria de uso restrito", pontuou o delegado.
Os policiais informaram que nenhum carro utilizado pela dupla foi localizado. As investigações também apontam que a dupla aplicava outros tipos de golpes. A documentação apreendida na casa do suspeito preso será analisada.
O homem preso vai responder por estelionato, posse ilegal de arma de fogo e porte de arma de fogo. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
Investigação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/M/O/8kYJBWRoSCpc2aEkGnKg/bn-coletiva-furto-carros-20-06.mp4-snapshot-01.12.332.jpg)
Polícia do Espírito Santo ainda não conseguiu localizar veículos roubados por dupla que praticava esquema de fraude no Espírito Santo — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Espírito Santo
A investigação para conseguir identificar o esquema realizado pela dupla começou em novembro do ano passado.
"A gente recebeu informações desde o dia 17 de novembro de uma locadora de veículos e instauramos inquérito policial, representou pelo mandado de busca e apreensão. É uma dupla que já vem praticando crime de estelionato há algum tempo na Grande Vitória", relatou o delegado Ximenes.
Fonte: G1 ES