Três pessoas morreram m em operação da PM; em represália, tráfico fecha 3 vias expressas


Bandidos fecharam a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a Linha Amarela. Um ônibus foi incendiado na altura da Fiocruz. Os mortos são 2 suspeitos e 1 agente do Bope, segundo a PM.

Polícia Militar recuperou veículos em operação no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio — Foto: Divulgação/ PMERJ

Pelo menos 3 pessoas morreram na manhã desta terça-feira (11) durante uma operação da Polícia Militar no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Até a última atualização desta reportagem, eram 1 PM e outros 2 homens mortos. Outro PM foi atingido e levado para o hospital.

A PM informou que o militar que morreu era Jorge Galdino Cruz, do Bope, e que os demais mortos eram seguranças do tráfico que reagiram à chegada das equipes. Um vídeo mostra um dos confrontos.

A TV Globo apurou que um dos suspeitos é Francisco Jorge da Conceição de Freitas, o Divo, que trabalha para Zequinha, gerente do tráfico da Maré. O outro é conhecido por Digdum, guarda-costas de TH, “dono” da comunidade.

Em represália, bandidos também fecharam a Avenida Brasil, a Linha Vermelha e a Linha Amarela, três das vias expressas mais importantes do Rio.

Até a última atualização desta reportagem, as linhas Vermelha e Amarela haviam sido liberadas, e a Avenida Brasil seguia fechada em uma faixa na pista lateral do sentido Zona Oeste. A Linha Amarela teve uma faixa interditada no sentido Fundão, na altura da Vila do João.

Um ônibus foi incendiado na Avenida Brasil, na altura da Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz). De acordo com o Rio Ônibus, a ação foi criminosa.

A Fiocruz colocou em ação um plano de contingência e emitiu um alerta para que os funcionários e colaboradores que estivessem dentro do prédio da instituição não saíssem das dependências por motivo de segurança.

Com os tiroteios, moradores não conseguiram sair de casa.

Segundo a PM, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Subsecretaria de Inteligência (SSI) e do 22° BPM tentavam prender criminosos escondidos na região.

Até a última atualização desta reportagem, 2 homens haviam sido presos. De acordo com a Polícia Militar, ambos possuem envolvimento com o crime. Com eles, foram apreendidos uma pistola e um rádio transmissor.

Pelo menos 4 veículos que haviam sido roubados foram recuperados pelos PMs dentro das comunidades.

Um espaço usado para endolação de entorpecentes foi encontrado pelos policiais militares.


Serviços públicos

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio afirmou que o Centro Municipal de Saúde Vila do João e as Clínicas da Família (CF) Adib Jatene e CF Augusto Boal acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento.

A CF Jeremias Moraes da Silva mantinha o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação do Rio, 40 escolas do Complexo da Maré tiveram o funcionamento impactado.

Já a Secretaria Estadual de Educação afirmou que 2 escolas precisaram ser fechadas, impactando cerca de 900 estudantes do turno da manhã.



Fonte: G1 RJ 






Postagem Anterior Próxima Postagem