Aeronaves foram identificadas como dois Yakovlev Yak-52, modelos de treinamentos acrobáticos com design soviético
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/g/3/FhA4vlSyAof1ogw4UxnQ/design-sem-nome.gif)
Duas aeronaves de pequeno porte colidiram durante a realização de uma manobra no ar num show aéreo no sul de Portugal nesse domingo (02). Segundo a Força Aérea, ao menos um dos pilotos morreu. As imagens mostram quando um dos aviões perde o controle e deixa a formação com as outras seis. Logo depois, ele arremete em direção ao conjunto e se choca contra o grupo.
“A Força Aérea lamenta informar que pelas 16h05 (15h05 GMT), no Show Aéreo de Beja, dois aviões foram vítimas de um acidente durante uma demonstração aérea”, disse a corporação em um comunicado.
A aeronave que tentava ascender perde o controle e cai no chão. No vídeo, ao longo do horizonte, é possível ver quando ela explode ao tocar o solo. De acordo com banco de dados de segurança de voo Aviation Safety Network consultado pela UK Express, o piloto da outra aeronave conseguiu pousar a alguma distância.
As aeronaves foram identificadas como dois Yakovlev Yak-52, modelos de treinamentos acrobáticos com design soviético. Ainda conforme a Força Aérea, serviços de emergência estiveram no local, e o Beja Air Show, evento em que os pilotos participavam, foi suspenso.
Assista ao vídeo abaixo:
Beja Air Show accident 😨😞 DEP pic.twitter.com/4WrRfoLCeO
— Don Expensive 🇪🇦 ✞ 🐸 (@kar0____) June 2, 2024
Fonte: O Globo