Internautas relatam temperaturas ainda mais altas no sul do estado. Previsão indica calor intenso e poucas chances de chuva nos próximos dias

Termômetro da Praça Seis de Janeiro, no Centro de Alegre. Foto: Instagram/@CapixabaDaGema
No início da tarde desta terça-feira (18), um termômetro da Praça Seis de Janeiro, no Centro de Alegre, no sul do Espírito Santo, registrou nada menos que 41°C. Uma imagem compartilhada pelo perfil @CapixabaDaGema gerou repercussão nas redes sociais, com internautas comentando que a temperatura já teria superado os 45°C na cidade. Outros relatam que, em Cachoeiro de Itapemirim, o termômetro também bateu os impressionantes 43°C.
Até o momento, não foram divulgados os dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) sobre as temperaturas registradas nesta terça-feira (18).
O calor vai dar trégua?
O calor está dominando o estado, e a previsão é de que ele não dê trégua tão cedo. Apesar de algumas pancadas de chuva isoladas, especialmente no litoral norte, as temperaturas devem seguir bem acima da média até pelo menos o dia 24 de fevereiro, podendo atingir até 5°C acima do esperado para o mês, principalmente nas regiões sul e serrana.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) alerta que ventos costeiros podem causar chuvas rápidas nas madrugadas e manhãs de quarta (19) e quinta-feira (20) no litoral norte. No entanto, o restante do estado seguirá com tempo seco e calor extremo, com máximas que podem alcançar 39°C.
O calor já causou recordes no Espírito Santo, como em Alegre, que atingiu 39,5°C e Alfredo Chaves, com 38,5°C, tornando-se os municípios com as maiores temperaturas do estado em 2025. Vale lembrar que a maior temperatura do país no dia 17 foi registrada em Niterói (RJ), com 42,2°C, seguida de outras cidades do Rio de Janeiro.
Da Redação / Com informações do ES 360