Autoridades coletaram amostras da água e conseguiram confirmar a presença de anilina
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/W/s/rgmqULRHSV6ZzlJr7FVA/arroyo-sarandi-en-avellaneda-tenido-de-sv76gx74yzgsfck35ywuwgjx7a.avif)
Rio fica vermelho na Argentina — Foto: Sebastião Hipperdinger
Os moradores de Villa Inflamable, em Sarandí, distrito de Avellaneda, na Argentina, foram surpreendidos nessa quarta-feira (05) pela mudança repentina na cor do riacho Sarandí, que ficou vermelho. Imagens e vídeos da cena peculiar começaram a ser reproduzidos nas redes sociais, com comentários como “é evidente o nível de poluição que os vizinhos sofrem”.
O fato é que há destilarias e outras indústrias operando nas proximidades, que – segundo moradores locais – realizam despejos ilegais. Desta vez não parece ser exceção: as autoridades coletaram amostras da água avermelhada do riacho e conseguiram confirmar a presença de anilina.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/A/p/AFC4ahSo2ydcAzDB0qlw/el-impactante-color-del-arroyo-sarandi-en-pdw5vee2u5gbza6lwecivv542q.avif)
Rio fica vermelho na periferia de cidade da Argentina — Foto: Sebastián Hipperdinger
A Prefeitura de Avellaneda confirmou ao La Nacion que ontem coletou uma amostra e apresentou uma denúncia à Autoridade de Águas, que faz parte do Ministério de Infraestrutura e Serviços Públicos de Buenos Aires. Este órgão é responsável por investigar a origem da substância, já que Sarandí está localizada no final do curso de água, que chega depois de passar por Lomas de Zamora e Lanús.
Segundo as fontes, suspeita-se que a anilina tenha se originado de uma fábrica têxtil ou curtume que despejou resíduos no riacho ou que apresentava algum defeito que causou o vazamento. O município também notificou o Ministério do Meio Ambiente da província para intervir.
"Eles terão que realizar avaliações periciais e decidir sobre as medidas adequadas", disseram fontes do município.
Agentes da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura Naval Argentina e da Secretaria de Meio Ambiente de Buenos Aires, que coletaram mais amostras, etiveram trabalhando no local.
Avellaneda 🔴
— Inforbano (@Inforbanodiario) February 6, 2025
Vecinos aledaños al arroyo Sarandí denunciaron que por estas horas las aguas de este arroyo se tiñeron de rojo vivo, a su vez manifestaron que hay olor nauseabundo, por lo cual dan el alerta a las autoridades para que investiguen que pasa. pic.twitter.com/fDCRsatvsJ
Fonte: O Globo