Caso aconteceu em Vila Velha, na Grande Vitória. Proprietário do local vai responder pelo crime de furto de energia
![]() |
| Polícia descobre 'gato', desliga energia e deixa casa de entretenimento adulto no escuro em Vila Velha, no Espírito Santo. — Foto: EDP |
Uma boate de entretenimento adulto localizada em Vila Velha, na Grande Vitória, foi flagrada pela polícia fazendo "gato" de energia, como popularmente são chamadas as ligações clandestinas, nesta quarta-feira (19). Após a descoberta, a energia do estabelecimento foi desligada e os clientes e funcionários da boate ficaram no escuro.
A ação aconteceu durante uma inspeção de combate ao furto de energia no município, no bairro Alvorada.
No local, foi encontrada uma ligação direta à rede da EDP, concessionária de energia que opera no município, que alimentava todo o estabelecimento comercial, caracterizando o furto.
O proprietário do local vai responder pelo crime de furto de energia, com pena de reclusão que pode ser de até quatro anos.
Conforme a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além do processo criminal, o homem também vai ter que arcar, com a cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade.
O g1 perguntou à concessionária por quanto tempo o "gato" foi utilizado, quanta energia foi furtada e o valor estimado da multa, mas não foi informado.
A inspeção conjunta contou com a participação de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP.
Uma 'Cariacica' em gatos
Segundo a EDP, em 2024, a quantidade de energia recuperada de furto nos 70 municípios capixabas atendidos pela concessionária daria para abastecer por um mês o município de Cariacica, na Grande Vitória, terceira cidade mais populosa do Espírito Santo, com mais de 353 mil habitantes.
Esse número é resultado de 34.483 fiscalizações em instalações com suspeitas de irregularidades, como manipulações ou desvios no medidor.
Fonte: G1 ES

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/H/m01oXjTnALxo1d8KdjsA/whatsapp-image-2025-03-21-at-17.13.42.jpeg)
.gif)