Retirada de filhos de brasileiros gera indignação e comoção em Portugal


Família recebe apoio de emigrantes e portugueses e organiza manifestação hoje em Viseu

Carol e Carlos com os filhos antes da perda da guarda — Foto: Reprodução para Portugal Giro

O caso, revelado pelo Portugal Giro, da perda da guarda dos filhos por um casal brasileiro em Viseu gerou indignação e comoção no país.

X. e Y. foram levados dos pais Carol Archangelo e Carlos Orleans pela polícia na última semana.

A retirada da guarda gerou comoção entre brasileiros e portugueses. Com base no apoio recebido, Carol disse ao Portugal Giro que organizará uma manifestação hoje na cidade.

A mãe das crianças seguiu a sugestão da atriz Luana Piovani, que fez várias publicações e, em uma delas, pediu uma mobilização dos brasileiros para pressionar o Estado.

— Estou tentando mobilizar o máximo de pessoas possível. Criei um grupo no WhatsApp e já tem mais de cem pessoas — disse Carol ontem à tarde.


Entenda o caso

A Justiça de Viseu, Centro de Portugal, determinou a transferência da guarda para outra família. Os pais perderam o contato com as crianças.

A decisão foi tomada em 17 de março com base em requisição do Ministério Público após processo de apoio familiar iniciado em 2023 numa escola pública e com o acompanhamento da Segurança Social, a Previdência de Portugal.

A Justiça determinou medida cautelar imediata para acolhimento familiar durante seis meses, com primeira revisão em trinta dias. Outras revisões serão feitas de dois em dois meses.

Os pais dizem que sofrem xenofobia e que tudo não passou de perseguição, segundo afirmação feita por Carlos ao Portugal nesta reportagem.

— Emigramos para dar mais qualidade de vida e segurança para as crianças, que nunca repetiram de ano. Mas sofremos xenofobia e preconceito o tempo todo — afirmou o pai.

Fonte: O Globo




Postagem Anterior Próxima Postagem