Cidade brasileira desafia a ciência com fenômeno natural inédito no mundo


Em um país tropical e de altas temperaturas, como o Brasil, é impossível de se imaginar que isso possa acontecer

Fenômeno inédito no planeta é a grande atração da cidade / Reprodução/Instagram/UrupemaOficial

A mais de 1335 metros de altura, na serra catarinense, está a charmosa cidade de Urupema, considerada a mais fria do Brasil no inverno. Muito procurada pelos turistas que querem fugir do calor, um dos seus principais atrativos é um fenômeno natural inédito no mundo que desafia a ciência. Você sabe do que estamos falando?

A cidade, que já era conhecida por ser bem gelada, tem registrado nas últimas décadas as temperaturas mais baixas do país, como aconteceu no último mês de abril, onde os termômetros marcaram -0,21º C. Na praça principal já foram registrados -6º C.


Ano todo

Muito procurada no inverno, Urupema possui atrações para o ano todo, com opções leves e mais radicais, em meio a araucárias e montanhas. As cachoeiras da cidade são um espetáculo a parte, além das pousadas graciosas e muito aconchegantes.

Entre março e junho acontece na cidade a famosa "Revoada do Papagaio-Charão", que é um fenômeno natural onde os pássaros dessa espécie "invadem" o local em bandos de cerca de 20 mil aves e se instalam nas araucárias para se alimentar dos pinhões.


Fenômeno inédito

São duas quedas d´água que estão entre rochas no alto do Morro das Torres (ou Serra do Campo Novo). Essa cachoeira, nos dias mais frios na cidade, com termômetros abaixo de zero e ventos polares moderados, congela, e recebeu o apelido de "cascata de gelo".

As águas viram grandes cristais de gelo estáticos, oferecendo um visual deslumbrante e encantador que jamais poderia ser imaginado em um país tropical.

É a maior escultura de gelo natural à céu aberto do mundo.


Como chegar

Urupema fica a 200 km de Florianópolis e é fácil chegar de carro, já que a estrada e acesso são asfaltados.

Também é possível chegar de avião, por Florianópolis, mas, inevitavelmente, você precisará de um carro para chegar até a cidade.

O Aeroporto Regional do Planalto Serrano também recebe voos e fica mais próximo do lugar, mas os horários e dias são menos variados.

Fonte: Diario do litoral




Postagem Anterior Próxima Postagem