Nadador prodígio de 17 anos fica paraplégico após acidente com colega no aquecimento


Lesão aconteceu no momento que antecede as provas, quando os atletas praticam largadas mergulhando de cabeça na piscina

Matías Bottoni — Foto: Reprodução

Um nadador argentino de 17 anos está paralisado do peito para baixo após se chocar com outro atleta dentro da piscina durante o aquecimento para o Campeonato Argentino, no último sábado. Membro da seleção argentina, Matías Bottoni comoveu o país após ter uma vértebra cervical fraturada em um episódio sem precedentes notorneio realizado no Parque Roca, em Buenos Aires.


Como aconteceu a lesão?

A lesão aconteceu no momento que antecede as provas, quando os competidores praticam largadas mergulhando de cabeça na piscina. Bottoni se chocou com outro nadador que cruzou sua raia no instante do salto, o que resultou no impacto violento e na fratura.

Bottoni estava consciente o tempo todo e foi tratado inicialmente no Hospital Santojanni. No entanto, algumas horas depois, ele foi transferido para o Hospital Italiano de Buenos Aires, onde passou por tratamento de descompressão da coluna.

Matías Bottoni — Foto: Reprodução

Com o apoio de amigos, doações e empréstimos, a família do atleta conseguiu o valor necessário para a cirurgia de alta complexidade. O procedimento, que envolveu a colocação de uma prótese de substituição vertebral, já foi realizado.

Apesar da rápida intervenção médica, os prognósticos divulgados pela família para a imprensa argentina não são otimistas. Segundo relatou a mãe do nadador, Valeria Grimaux, em entrevista ao canal El Tres TV, os médicos informaram que não há expectativa de que Matías volte a andar.

— Nos disseram que não há possibilidade. Mas tudo depende da resposta neurológica dele. Estamos nos agarrando à fé — declarou.

Ainda sob sedação e internado na UTI, Matías será acompanhado por uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos e psiquiatra.


Quem é Matías Bottoni?

Matías representa o Echesortu Fútbol Club de Rosário e é considerado um dos atletas mais promissores da natação argentina. O jovem argentino fez parte da pré-seleção júnior e se juntou às equipes dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em Assunção, no Paraguai.

Fonte: O Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem