Produto químico atingiu ruas e o córrego no Jardim Tulipas, em Jundiaí (SP)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/K/gmsbgSRYyTj77Kci6xHg/whatsapp-image-2025-05-13-at-18.58.07.jpeg)
Embalagens contendo corante se romperam durante a colisão. O produto químico atingiu o Córrego das Tulipas e aves que habitam o local — Foto: Jornal da Região/POP TV/Divulgação
Uma carreta transportando 2 mil litros de corante colidiu com um poste no bairro Jardim Tulipas, em Jundiaí (SP), nessa terça-feira (13). Com a batida, o produto químico acabou escorrendo para o Córrego das Tulipas e tingindo de azul a pelagem de alguns patos e gansos que vivem no local.
O corante é utilizado para tingir embalagens, como caixas de ovos, e tem odor forte. Segundo apurado pela TV TEM, o motorista estava fora do veículo quando o caminhão desceu e atingiu o poste.
Equipes ambientais retiraram as aves do córrego. A Associação Mata Ciliar, entidade que desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade e que tem parceria com diversas prefeituras da região, procura por capivaras que costumam ficar na área e que também podem ter sido atingidas pela substância.
De acordo com a prefeitura, o acidente provocou o fechamento total da via na entrada do Jardim Tulipas, pois parte da carga também foi derramada na pista. Equipes da Polícia Civil e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foram acionadas.
Segundo Cetesb, foram feitos alguns testes na água que comprovaram que o córrego não foi contaminado. Até a noite desta terça-feira, não havia registro de aves ou peixes mortos. A companhia ambiental informou que apresentará, em breve, as medidas administrativas cabíveis.
Equipes da CPFL Piratininga isolaram a área e aguardam a retirada do veículo para realizar a substituição do poste danificado pela colisão. Segundo a companhia, o fornecimento de energia precisará ser temporariamente interrompido durante a execução dos trabalhos.
Fonte: G1