Embora não esteja no calendário nacional, o 24 de junho será folga garantida para trabalhadores de cinco capitais brasileiras.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/d/4/DIbZ0XSCifLwf29JHO7Q/festa-junina-2.webp)
O Dia de São João é comemorado em 24 de junho — Foto: GETTY IMAGES
O governo federal não inclui o dia de São João, um dos santos mais populares das festas juninas, entre os feriados ou pontos facultativos do calendário oficial deste ano. Mas isso não impede que a data seja celebrada com folga em várias partes do país.
Estados e municípios têm autonomia para adotar a celebração como dia de descanso local, desde que isso esteja previsto em lei. Na terça-feira (24), trabalhadores de pelo menos cinco capitais vão poder aproveitar o dia dedicado ao santo com descanso garantido.
Em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), famosas pelas festas de São João, e em Niterói (RJ) e Barueri (SP), onde São João é o padroeiro, o dia 24 de junho também é feriado.
Em Alagoas, por sua vez, o 24 de junho é feriado estadual.
Nessas cidades, a regra é que os trabalhadores sejam liberados do trabalho no dia 24. Se isso não acontecer, eles têm direito a receber o pagamento em dobro ou ganhar uma folga em outro dia.
Qual é o próximo feriado de 2025?
Agora, restam apenas seis feriados nacionais no ano, sendo que dois deles podem ser emendados para prolongar os dias de descanso.
Esses feriados caem em quintas-feiras, que possibilita prolongar o descanso até o fim de semana, dependendo da política adotada por cada empresa.
Fonte: g1