Funcionários passam mal após vazamento de amônia em frigorífico de Vila Velha


Ao todo, nove colaboradores precisaram ser encaminhados ao PA de Bela Vista, em Cariacica, nesta segunda-feira (25)

O microvazamento de amônia ocorreu nas instalações do frigorífico da Kajory, em Vila Velga Crédito: Álvaro Guaresqui

AO menos nove funcionários de um frigorífico passaram mal após um microvazamento de amônia, ocorrido nesta segunda-feira (25), no bairro Caçaroca, em Vila Velha. As vítimas precisaram ser levadas para um Pronto Atendimento do bairro Bela Vista, em Cariacica. A reportagem apurou que a unidade de saúde parou de receber novos pacientes para fazer o atendimento dos colaboradores.

Segundo a Kajory Alimentos, empresa responsável pelo frigorífico, uma equipe realizava a limpeza do local no horário de almoço, quando percebeu um odor de amônia. Devido ao horário, os outros colaboradores da fábrica estavam no refeitório. Classificado pelo grupo como "microvazamento", o incidente ocorreu em uma área isolada, sendo restrita a entrada dos demais funcionários. A empresa destacou que encaminhou nove colaboradores ao PA.

Em nota, a Kajory ainda informou que manutenções preventivas são constantes e que, mesmo sendo incomuns, casos de vazamentos de amônia podem acontecer em empresas que possuem o composto químico. "Importante destacar que não houve necessidade de acionar os bombeiros, e a ocorrência foi resolvida internamente em menos de 30 minutos, sem maiores impactos à operação ou à segurança", finalizou.

No PA, os demais pacientes foram orientados a procurarem outras unidades de saúde enquanto os funcionários do frigorífico eram atendidos. A Secretaria de Saúde de Cariacica informou que os atendimentos foram suspensos "como forma de precaução, assim que os funcionários da empresa chegaram ao local".

A pasta destacou ainda que o protocolo de descontaminação foi cumprido e que os funcionários do frigorífico já não apresentam sintomas. "O PA de Bela Vista passará por higienização ainda nesta segunda-feira (25) para que os atendimentos sejam normalizados na terça (26)".

Os funcionários foram levados para o Pronto Atendimento de Bela Vista, em Cariacica Crédito: Álvaro Guaresqui

Procurada pela reportagem, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo informou, em nota, que não possui atribuição para interditar unidades de saúde. Esclarece que o gás de amônia não oferece risco de contaminação secundária, não sendo necessário isolamento de pessoas intoxicadas ou fechamento de estabelecimentos. O Ciatox-ES prestou orientações quanto ao manejo clínico dos trabalhadores do frigorífico que apresentaram sinais de intoxicação pelo gás.


Sobre o Ciatox-ES

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo atua 24 horas por dia, em regime de plantão ininterrupto, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e estagiários acadêmicos das áreas de Medicina, Enfermagem e Farmácia.

Oferece informações, orientações e capacitações relacionadas à toxicologia, incluindo desde o atendimento inicial em casos de intoxicação até a promoção de cursos e palestras para profissionais de saúde e leigos.

O serviço do Ciatox-ES pode ser acessado via telefone e está disponível para profissionais de saúde e a população em geral 24 horas por dia, sete dias por semana, com ligação gratuita para o número 0800 283 9904.


Fonte: A Gazeta



Postagem Anterior Próxima Postagem