A imagem foi encontrada no Rio Paraíba do Sul, no século 18, e hoje é exposta no Santuário Nacional de Aparecida (SP), o maior templo católico do país e que é dedicado à Padroeira do Brasil.
Um nicho com vidro blindado, pintura com ouro, que fica a quatro metros do chão e conta com uma estrutura que pesa meia tonelada: é assim o espaço onde fica a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional, o maior templo católico do país.
O Dia de Nossa Senhora Aparecida - a Padroeira do Brasil - é celebrado todo 12 de outubro, o que aumenta o número de visitantes no nicho.
Segundo o Santuário Nacional de Aparecida e historiadores, a imagem foi encontrada por três pescadores em 1717, no Rio Paraíba do Sul, na região onde hoje fica o município de Aparecida. Desde então, a imagem virou um símbolo de fé e passou a ser protegida.
De acordo com o Santuário Nacional de Aparecida, a imagem exposta no templo é a original. A imagem mede 36 centímetros e pesa, aproximadamente, dois quilos e meio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/3/9/UCNeLcQ7uuxWCMF5DxbQ/aparecida10.jpg)
Imagem encontrada em 1717 no Rio Paraíba do Sul fica em nicho blindado no Santuário Nacional em Aparecida — Foto: Carlos Santos/G1
O nicho onde a imagem original fica atualmente é protegido por um vidro blindado, cujo peso total é de 500 quilos, ou seja, meia tonelada. A estrutura inteira - chamada de retábulo - tem quase 37 metros de altura.
A estrutura fica a cerca de quatro metros do chão, em um espaço com detalhes em pastilhas de porcelana, pintadas a ouro, e símbolos que remetem à ‘pesca milagrosa’.
O nicho e todo o retábulo são cheios de simbolismos, com desenhos e formas sobre a história do encontro da santa e também com citações bíblicas, por exemplo.
No nicho, em especial, há um desenho de sol no entorno, que corresponde à mulher vestida de sol do Apocalipse, presente na bíblia. Já o formato de círculo representa também a presença do Divino, pois o círculo remete à forma perfeita de Deus.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/m/X/BwkZo2RgS48kG6GELnIw/devotos-visitam-a-imagem-de-nossa-senhora-aparecida-na-manha-de-12-de-outubro-5.jpg)
Devotos visitam a imagem de Nossa Senhora Aparecida na manhã de 12 de outubro — Foto: Léo Nicolini/ g1
E as ondas de água representam a ação do Espírito Santo, que dá vida ao local, segundo o Santuário Nacional.
Ao redor do oratório, uma enorme placa, também em ouro, com textura de peixes em alto-relevo, cria uma gigante moldura de sustentação. Estes peixes guardam relação com o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida, chamado de pesca milagrosa.
No nicho é escrita a citação ‘O Espírito e a Esposa dizem: Amém. Vem Senhor Jesus’. Segundo o templo, a frase se refere à citação do livro de Apocalipse, retratando o anúncio da volta de Jesus pela Igreja.
O local é o espaço mais visitado do Santuário Nacional de Aparecida, que costuma formar filas gigantes com fiéis aguardando para rezar aos pés da santa.
Fonte: G1


.gif)