Profissional prestador de serviço esteve no local pela manhã e teria feito ameaças a um morador, horas depois, teria retornado ao condomínio exigido os valores

Enel SP, responsável pela distribuição de energia elétrica na capital • Aloisio Mauricio/Foto: Arena/Estadão Conteúdo
Um técnico de uma empresa terceirizada que presta serviços para a concessionária Enel, responsável pela distribuição de energia em São Paulo, foi denunciado, na quinta-feira (11), por moradores após ser suspeito de cobrar propina para restabelecer a luz do município de Diadema, região metropolitana do estado. Equipes foram acionadas por volta de 14h16 para atender a ocorrência em um prédio na Rua São Pedro, no centro do município.
Segundo informações da Polícia Militar, moradores relataram que um funcionário ligado à Enel havia cobrado, inicialmente, R$ 300 e, em seguida, mais R$ 1.000 para reestabelecer a energia.
De acordo com os relatos, o técnico esteve no local pela manhã e teria feito ameaças a um morador. Horas depois, o mesmo profissional teria retornado ao condomínio e repetido as intimidações e exigido os valores.
A PM e a GCM (Guarda Municipal Metropolitano) foram acionadas e acompanharam a situação.
O síndico do condomínio, dois funcionários do prédio que presenciaram o fato, três funcionários ligados à Enel e os supervisores foram conduzidos à delegacia para registro da ocorrência e esclarecimento dos fatos. A ocorrência foi encaminhada ao 3º Distrito Policial.
Em nota, a Enel afirmou que qualquer exigência de pagamento para reparos na rede elétrica da distribuidora, para restabelecimento de energia, está fora das regras de conduta da companhia.
Ventania gerou falta de luz no estado
Após os fortes ventos que atingiram São Paulo, cerca de 1,4 milhão de imóveis continuam sem energia elétrica na capital paulista e região metropolitana.
O número de clientes afetados chegou a 2,2 milhões na tarde de quarta-feira (10), tendo sido reduzido em 35% após o trabalho realizado durante a madrugada de quinta-feira (11).
Em nota, a companhia afirmou que a ventania derrubou árvores e lançou galhos e outros objetos sobre a rede elétrica. Veja a nota:
"A Enel Distribuição São Paulo informa que a área de concessão da companhia foi afetada por um um ciclone extratropical e um vendaval histórico, segundo o Inmet, que perdurou por cerca de 12 horas ontem, quarta-feira (10.12). As fortes rajadas de até 98km/h derrubaram árvores e lançaram galhos e outros objetos sobre a rede elétrica. Trechos inteiros da rede foram danificados, impactando o fornecimento de energia em diversos pontos.A distribuidora mobilizou antecipadamente um total de mais de 1.500 equipes ao longo do dia para atuar no restabelecimento dos cerca de 2 milhões de clientes que tiveram o fornecimento afetado. Desde ontem até as 5h de hoje, mais de 500 mil clientes afetados tiveram o fornecimento normalizado. No momento, há 1,5 milhão de clientes impactados.A companhia também disponibilizou geradores para atender casos mais críticos. Em caso de falta de energia, a distribuidora orienta que os consumidores priorizem os canais digitais, que oferecem mais agilidade no atendimento."
Fonte: CNN Brasil

.gif)