Previsão Fim de Semana: Risco de temporais, chuvas elevadas e calor no ES e em várias regiões do País


Instabilidades se espalham pelo país com risco de temporais, volumes expressivos de chuva, rajadas de vento e calor persistente; veja a previsão completa por macrorregiões para sábado e domingo.



PREVISÃO DO TEMPO – SÁBADO (13/12)


Região Sul – (RS, SC, PR): instabilidade intensa com temporais e acumulados elevados

O sábado segue instável no Paraná e em Santa Catarina, com pancadas moderadas a fortes, risco de temporais e volumes altos no interior paranaense, colocando grande parte do estado em situação de perigo. O norte do Rio Grande do Sul também pode registrar chuva moderada a forte, enquanto o restante do estado permanece com tempo firme e sol.

No oeste, sul e interior do Paraná, acumulados previstos entre sexta e domingo variam de 150 a 200 mm, especialmente em Cascavel, Foz do Iguaçu e Guarapuava. No restante do estado, inclusive Curitiba, os volumes ficam entre 100 e 150 mm. As temperaturas seguem elevadas em boa parte da região, mas o dia é mais ameno no interior, sul, leste e nordeste do Paraná e em áreas do interior catarinense. No sudeste gaúcho, a umidade cai abaixo dos 30%. As rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h, podendo atingir até 70 km/h no norte e leste paranaense.


Região Sudeste – (SP, MG, RJ, ES): pancadas fortes desde cedo e risco de temporais

As pancadas ocorrem desde a manhã no oeste e sul de São Paulo, além do oeste, Triângulo e norte de Minas. À tarde, as instabilidades ganham força em todos os estados da região, com chuva moderada a forte e risco de temporais especialmente em São Paulo, centro-sul de Minas, interior do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Entre sexta e domingo, áreas do oeste, sudeste, sul e interior paulista podem acumular 100 a 150 mm, incluindo Bauru e Avaré. À noite, a chuva diminui em alguns pontos, mas ainda ocorre com moderada a forte intensidade em grande parte de São Paulo, oeste, Triângulo, interior, leste e norte de Minas, além da metade norte do Rio de Janeiro. As temperaturas permanecem elevadas, exceto no sul mineiro e metade sul paulista, onde o dia fica mais ameno.


Região Centro-Oeste – (MS, MT, GO): chuva forte, temporais e vento intenso

Instabilidades atuam desde cedo no Mato Grosso do Sul, além do norte e leste de Mato Grosso e grande parte de Goiás. Ao longo do dia, as pancadas aumentam e ocorrem com intensidade moderada a forte.

Há risco de temporais na metade sul de MS, leste de MT e oeste e sudeste de GO. Áreas do sul e sudeste do Mato Grosso do Sul podem registrar acumulados elevados entre sexta e domingo, como em Campo Grande, com valores entre 100 e 150 mm. O calor predomina, e as rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h, podendo chegar a 70 km/h em boa parte do MS.


Região Nordeste – (MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA): chuva forte no MA e PI, baixa umidade no interior

Instabilidades seguem sobre grande parte do Maranhão e do sul do Piauí, com chuva moderada a forte, além da faixa oeste da Bahia. No litoral norte, RN e PB, podem ocorrer chuvas mais fracas. No Ceará, chove mais forte no noroeste, enquanto o restante do estado segue com tempo firme e temperaturas elevadas.

A umidade relativa do ar cai para abaixo de 20% no interior, principalmente no sul e sudeste do RN, oeste da PB e norte de PE. Ao longo do litoral da região, rajadas variam entre 40 e 50 km/h.


Região Norte – (AC, AM, RO, RR, PA, TO, AP): pancadas fortes e risco de temporais

Chove de forma espalhada em Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais. Em Roraima, as instabilidades aumentam no sul e noroeste, enquanto no Amapá a chuva permanece mais forte, também com risco de temporais. O calor predomina e o tempo segue abafado. As rajadas variam entre 40 e 50 km/h em Roraima e no norte do Amazonas.


PREVISÃO DO TEMPO – DOMINGO (14/12)


Região Sul – (RS, SC, PR): baixa pressão intensifica chuva no PR e SC

Uma baixa pressão entre Paraná e São Paulo, além de outra no Paraguai, favorece chuva moderada a forte no PR e em SC. No norte e nordeste gaúcho, a chuva ocorre de forma fraca, enquanto o restante do RS segue firme e quente. Há risco de temporais no norte paranaense, onde os volumes são mais elevados.


Região Sudeste – (SP, MG, RJ, ES): instabilidade aumenta à tarde com risco de tempestades

O calor, a umidade e a atuação de um cavado mantêm o tempo instável. Chove desde cedo no oeste e sul paulista, Triângulo, noroeste e oeste mineiro. À tarde, a chuva se intensifica em SP, MG, RJ e no sul do ES, com potencial para temporais e volumes altos no oeste, sudoeste e interior de São Paulo. No norte capixaba e no norte e nordeste mineiro, o tempo permanece firme. O calor domina, exceto no sul mineiro e metade sul paulista, onde as temperaturas ficam mais amenas.


Região Centro-Oeste – (MS, MT, GO): chuva forte e temporais em MT e GO

A manhã já começa instável no sul de MS, e até o início da tarde a chuva ganha força em todo o MS, MT e GO. No norte e leste de MT e em grande parte de GO, a chuva é mais forte, com risco de temporais. No sudoeste de MT, a precipitação é mais fraca. No sul do MS, os volumes podem ser expressivos. O calor predomina, mas em Goiás o dia é mais agradável.


Região Nordeste – (MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA): chuva moderada no MA e PI; demais áreas seguem firmes e quentes

Há possibilidade de chuva fraca pela manhã no interior do Maranhão e Piauí, podendo ganhar moderada intensidade ao longo do dia, com pontos de chuva forte. Também chove no extremo oeste da Bahia e de forma fraca no litoral de MA, PI e CE. No restante da região, o tempo permanece firme, com calor predominante.


Região Norte – (AC, AM, RO, RR, PA, TO, AP): temporais à tarde em vários estados

Chove desde cedo no Pará, Amazonas, Tocantins e Roraima. À tarde, as pancadas ganham força e atingem também Acre, Rondônia e Amapá, com chuva moderada a forte e risco de temporais. As temperaturas seguem elevadas em toda a região.


Com informações da Climatempo




Postagem Anterior Próxima Postagem