Polícia investiga suspeita de intoxicação por gás ou substância química
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/8/1/wosyl3RHqzKYBtlKG6fg/6875a77bd94e0.r-d.306-255.webp)
Uma família de três pessoas foi encontrada morta dentro de um quarto de hotel em San Andrés, na Colômbia, depois de supostamente ter solicitado à administração para ser transferida de quarto devido a um cheiro desagradável. O caso aconteceu na última sexta-feira (11) e está sendo investigado pelas autoridades locais como possível intoxicação.
Quem é a família?
As vítimas foram identificadas como Tito Nelson Martínez, Viviana Andrea Canro Zuluaga e o filho do casal, Kevin Martínez, de apenas 4 anos. Os corpos de Tito e Kevin foram encontrados deitados na cama, enquanto Viviana estava caída no chão do quarto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/q/D/6S4HYuSlOunawSg8qBjg/63f70b6e-3ac7-4110-a2ed-7e017c91b257.jpg)
As vítimas foram identificadas como Tito Nelson Martínez, Viviana Andrea Canro Zuluaga e o filho do casal, Kevin Martínez, de apenas 4 anos — Foto: Redes Sociais
Segundo o pai de Viviana, Orlando Canro, que também estava hospedado no hotel, a filha havia pedido para trocar de quarto já na primeira noite.
— Minha filha, desde a primeira noite, pediu para trocar de quarto porque havia um cheiro forte — disse ele em entrevista à rádio La FM. — Conversamos com a gerência, mas disseram que não havia cheiro algum. No dia seguinte ela continuou insistindo… até que aconteceu o que aconteceu.
Como os corpos foram encontrados?
Orlando foi quem encontrou os corpos ao levar café para o quarto da filha e não obter resposta após bater várias vezes na porta. Com a ajuda de uma funcionária do hotel, ele entrou no local e se deparou com a família desacordada.
— Vejo essa cena macabra. Acho que nunca vou esquecer. Foi terrível ver minha filha, meu genro e meu neto deitados, como se estivessem dormindo — relatou.
De acordo com o coronel James Totena, comandante da Polícia de San Andrés, não havia sinais de violência no local.
— A inspeção determinou que uma das vítimas conseguiu caminhar até o banheiro, onde havia sinais de vômito — disse ele à Blu Radio.
Qual foi a causa da morte?
A principal hipótese, segundo Totena, é de intoxicação por gás ou por alguma outra substância presente no quarto.
— Estamos aguardando os exames patológicos e toxicológicos de Medicina Legal para confirmar a causa da morte.
A viagem da família Martínez Canro tinha como objetivo comemorar o Dia dos Pais e o aniversário da avó. Segundo parentes, Viviana havia planejado a surpresa para o marido, Tito, com quem se casou em agosto de 2019. O casal e o filho estavam hospedados juntos no mesmo quarto, enquanto outros familiares ocupavam um segundo quarto no hotel.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/w/L/xNipB5Q4quL2AHLWSdqA/bb44df29-3d87-440a-9cce-ccad00771414.jpg)
Mayerly Hurtado, filha mais velha de Viviana, afirmou ao jornal El Tiempo que a família não ingeriu nada que pudesse ter provocado a morte e reforçou a suspeita de inalação de substância química no ambiente.
Em nota, o Hotel Portobelo informou ao El Tiempo que está colaborando com as autoridades para esclarecer o caso. “Nos reunimos com os familiares desde o primeiro momento, oferecendo apoio constante e acionando os protocolos internos de segurança”, disse a administração em comunicado.
A situação causou comoção em San Andrés, onde o hotel está localizado em frente à praia Bahía Sardina. Familiares cobram responsabilidades e afirmam que os pedidos de troca de quarto foram ignorados pela gerência.
— Minha filha pediu a mudança várias vezes. A administração não fez nada. Ela decidiu ficar e olha o que aconteceu. Uma morte tão trágica que enluta toda uma família — desabafou Orlando Canro.
A polícia e o Ministério Público colombiano seguem com as investigações para determinar as circunstâncias exatas da tragédia.
Fonte: O Globo