Louvores no top 200: como o gospel se tornou onipresente nas paradas do streaming


Nove faixas religiosas estão em ranking do Spotify. Gravações ao vivo e letras de fé garantem longevidade nos 'charts' para nomes como Fhop Music, Alexsander Lucio e Isadora Pompeo.

Quem passa o olho na principal parada brasileira do streaming já percebeu: o gospel é um estilo onipresente. No ranking do Spotify, nove faixas do gênero aparecem entre as 200 mais ouvidas do país neste mês.

Todas são gravações ao vivo, o que reforça não só uma busca por trazer para casa dos ouvintes o mesmo clima de cerimônias religiosas. É um fenômeno que também acontece no sertanejo: o público valoriza a espontaneidade e a atmosfera de shows, com aplausos e momentos de entrega que não existem em versões de estúdio.

Não é um fenômeno novo, é claro, mas parece ser um momento de consolidação. Canções religiosas passaram a ter presença fixa em rankings dominados por pop, sertanejo e funk. Diferentemente de outros momentos, elas não só aparecem nos rankings. Agora, elas permanecem.


Fhop Music

O ministério de louvor Fhop Music — Foto: Divulgação

É o caso de “Tu és + Águas Purificadoras”, da fhop music, ministério ligado a uma casa de oração de Florianópolis. A faixa está há 478 dias entre as mais tocadas. O número impressiona: quase um ano e meio de audiência constante, com mais de 120 milhões de streams no total.

Fundado em 2014 por pastores que vieram da International House of Prayer nos Estados Unidos, o grupo busca criar canções “baseadas em oração, intercessão e estudo bíblico constante”.


Alexsander Lucio

O cantor gospel Alexsander Lucio — Foto: Divulgação

Outro destaque do top 200 é do cantor Alexsander Lucio, com “O Fogo Arderá”. A faixa soma 9,3 milhões de streams em 52 dias na parada. Ele canta desde criança e passou a ficar conhecido a partir de apresentações no Calçadão de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Alexsander ficou mais de cinco anos soltando a voz nesse ponto comercial e hoje é nome forte do gospel, com agenda lotada de shows e cerca de 300 mil seguidores no Instagram.

Isadora Pompeo aparece com duas faixas no top 200. Com “Ovelhinha”, a cantora gaúcha já bateu a marca de 64 milhões de reproduções. “Bênçãos Que Não Têm Fim (Counting My Blessings)” passou de 156 milhões de execuções, com 514 dias de presença no ranking.

O repertório de Isadora é voltado para o pop rock, com arranjos pulsantes e com refrões de sílabas alongadas. Fãs de Imagine Dragons, grupo americano com presença constante em festivais como Rock in Rio e Lollapalooza, têm grandes chances de curtir.

A longevidade desses sucessos é outro fator que impressiona. É comum acompanhar um crescimento mais lento de músicas gospel nas paradas. Artistas do estilo como MORADA, Gabriel Guedes e Vitor Santana são exemplos de donos de músicas que reapareceram nas paradas, após sumirem por um tempo.

Com gravações ao vivo, letras de fé e apelo emocional, o gospel se consolida cada vez mais nas paradas brasileiras. Mais do que tendência, é um reflexo de um público fiel que consome, compartilha e mantém esses sucessos com destaque no top 200.


Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem