Mais de 12 kg de drogas estavam com o servidor da Prefeitura de Piúma, no Sul do Espírito Santo. O nome dele não foi divulgado, mas ele foi exonerado. Outro homem também foi detido, suspeito de ser o destinatário da carga.
Um servidor público da Prefeitura de Piúma, no Sul do Espírito Santo, foi preso na tarde da quarta-feira (16) suspeito de transportar drogas em um carro oficial do município. O homem de 41 anos, que não teve o nome divulgado, foi abordado na rodovia ES-375, que liga a cidade à BR-101, durante uma operação da polícia montada a partir de uma denúncia anônima.
A abordagem resultou na apreensão de 18 tabletes de maconha, que somam cerca de 12,8 kg, encontrados em uma bolsa no porta-malas. Segundo a prefeitura, o servidor foi exonerado. Outro homem também foi detido, suspeito de ser o destinatário da carga.
Denúncia e bloqueio da PM
De acordo com a Polícia Militar, uma denúncia anônima informou que uma carga de drogas seria levada de Cachoeiro de Itapemirim, na mesma região, para Piúma, na quarta (16), em um carro da prefeitura.
Ao apurar a informação recebida, a polícia confirmou que um servidor havia saído com o veículo oficial sem autorização.
A Prefeitura de Piúma já monitorava o deslocamento do funcionário e, com o apoio de outro servidor, a PM conseguiu os dados do rastreamento veicular, indicando que o automóvel havia se deslocado de até Cachoeiro de Itapemirim e estaria voltando para a cidade de origem.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/f/fdmULbSAWB8amlm29xAw/whatsapp-image-2025-07-17-at-10.39.05.jpeg)
Servidor foi preso por transportar 18 tabletes de maconha em carro oficial da Prefeitura de Piúma, no Sul do Espírito Santo. — Foto: PMES
Com as informações, foi montado um cerco no bairro Nova Esperança, onde o veículo foi abordado. Além de maconha, também foram encontradas pequenas porções de cocaína e crack.
Segundo homem preso
Durante a abordagem, o servidor confessou que entregaria a droga a um terceiro, e indicou o endereço da entrega. As equipes foram ao local indicado e localizaram o segundo suspeito, 35 anos, que também não teve o nome divulgado.
Com ele, foram apreendidos dois pedaços de maconha, duas porções de cocaína, uma porção de crack, uma balança de precisão, agenda com anotações e a quantia de R$ 345 em espécie.
Tanto o servidor público como o suspeito de ser o destinatário da carga foram conduzidos à Delegacia Regional de Itapemirim.
Drogas localizadas também em Cachoeiro
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Z/E/xRtr24SCi9sIVjDiiIcA/thumb-fotos-2025-07-17t093643.217.jpg)
Servidor foi preso por transportar 18 tabletes de maconha em carro oficial da Prefeitura de Piúma. Outros 33 tabletes foram encontrados na casa onde o servidor teria buscado a droga, em Cachoeiro de Itapemirim. — Foto: PMES
A partir das informações obtidas com o rastreamento do veículo oficial, uma equipe da PM em Cachoeiro de Itapemirim também foi acionada para localizar o local de origem da droga.
No endereço onde o carro esteve, foram apreendidos mais 33 tabletes de maconha, totalizando 22 kg, balança de precisão, material para embalo e dois celulares.
Exonerado
A Prefeitura Municipal de Piúma informou que colaborou ativamente com as investigações que levaram à prisão de um servidor público, flagrado utilizando um veículo oficial para o transporte de entorpecentes, e disse que o servidor foi exonerado.
"Com base em indícios apurados internamente, a própria administração acionou as autoridades e apoiou integralmente a operação da Polícia. Diante da gravidade dos fatos, o servidor foi imediatamente exonerado. A ocorrência segue em andamento, e a Prefeitura continua colaborando para o total esclarecimento do caso. A gestão reafirma seu compromisso com a ética, a legalidade e o respeito à população, e não tolera desvios de conduta no serviço público".
A Polícia Civil informou que os suspeitos, de 35 e 41 anos, conduzidos à Delegacia Regional de Itapemirim, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após os procedimentos de praxe, a dupla foi encaminhado ao sistema prisional.
Fonte: g1 ES