Espírito Santo alcança 1° lugar no Ranking Nacional de Transparência e Governança Pública



O Espírito Santo, mais uma vez, alcança uma conquista inédita para a gestão pública capixaba: a liderança nacional no ranking do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), promovido pela ONG Transparência Internacional – Brasil. O resultado consolida o Estado como referência no País quando o assunto é acesso à informação, transparência e boa governança.

Com 95 pontos, em uma escala de 0 a 100, o Espírito Santo foi classificado como “ótimo”, sendo considerado o melhor resultado entre os demais entes federativos avaliados. Para elaborar o ranking, os pesquisadores analisaram critérios, como divulgação de dados de finanças públicas, contratações governamentais, governança e prevenção à corrupção.

“Quando encerrei meu primeiro governo, entreguei o Espírito Santo liderando os rankings de transparência e quando assumi novamente em 2019, estávamos mal posicionados e desde então trabalhamos para retomar essa liderança. Ser o mais transparente para nós é fundamental! Para que a sociedade saiba onde os recursos de seus impostos estão sendo alocados. Um Estado transparente se torna mais eficiente, pois podemos ter mais controle sobre o andamento dos processos”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Na avaliação, o Governo do Estado obteve nota máxima nas dimensões Dados e Plataformas, sendo um dos poucos estados a ter Planos de Dados Abertos Vigentes, a publicar inventários e catálogos dos dados abertos disponíveis, disponibilizar ferramentas de acessibilidade digital em seu portal principal e a divulgar o Diário Oficial do Estado em plataforma on-line e formato aberto.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou que esse resultado é motivo de orgulho para todos os capixabas. “Estar em primeiro lugar em um ranking de tamanha relevância reforça que estamos no caminho certo, investindo em políticas públicas que fortalecem cada vez mais a confiança da sociedade nas instituições estaduais. É também um reconhecimento ao trabalho realizado com muito compromisso e dedicação pela nossa equipe da Secont”, celebrou.

Para o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada, a conquista é fruto de uma estratégia contínua da Secretaria, que alia a tecnologia, a transparência e o compromisso com a cidadania. “O nosso objetivo sempre foi garantir que a população tenha acesso às informações de forma clara, ágil e confiável. Esse reconhecimento reafirma o protagonismo do nosso Estado como modelo de gestão pública transparente e participativa”, afirmou.


Sobre o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP)

Promovido pela ONG Transparência Internacional – Brasil, o Índice de Transparência e Governança Pública foi desenvolvido para ser uma ferramenta regular de avaliação da transparência dos Poderes subnacionais brasileiros. A cada atualização do índice, é possível comparar a evolução dos entes avaliados e estimular melhorias contínuas da transparência pública. O objetivo do ITGP é fomentar a competição positiva e a cooperação entre os órgãos, por meio do reconhecimento das melhores práticas.



Postagem Anterior Próxima Postagem