A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que foram registrados, até a manhã desta quarta-feira (5), oito casos de escabiose (popularmente conhecida como sana) em São Mateus
Em Nota, a Secretaria detalhou que os casos confirmados foram registrados na região de Nestor Gomes, no Km 41.
"O surto foi notificado há cerca de duas semanas e todas as medidas de controle e tratamento já foram adotadas pela equipe de Vigilância Epidemiológica, sob coordenação da enfermeira Lorena. Os alunos afetados estão sendo acompanhados e as famílias foram orientadas quanto ao tratamento e à prevenção da doença", explica a nota.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus reforça que a situação está sob controle e que a Vigilância Epidemiológica mantém o monitoramento ativo para evitar novas transmissões. Todas as unidades de saúde foram alertadas para o atendimento e identificação precoce de novos casos.
Sobre a escabiose?
Conforme alerta apresentado pela Vigilância Epidermiológica, a escabiose, ou sarna, é uma infecção cutânea, parasitária, de transmissão inter-humana, causada por ácaro, que gera coceira e erupções cutâneas. A coceira é a principal característica da escabiose em humanos. As lesões típicas, são caracterizadas por pequena saliência linear, de aproximadamente um centímetro, que apresenta em uma das extremidades uma vesico pápula, um tipo de lesão na pele.
O alerta detalha ainda que as lesões se distribuem principalmente em áreas flexoras de punhos, região interdigital, cotovelos, axilas, cintura, nádegas, região peniana e escrotal nos homens, e mamilos nas mulheres, com prurido intenso e piora no período noturno. Em pessoas idosas, podem também ocorrer no couro cabeludo, nas palmas e plantas dos pés.
A Vigilância Epidemiológica Municipal pontua que, entre as medidas preventivas, estão; higienização rigorosa das mãos e roupas, evitar o compartilhamento de toalhas, lençóis e utensilios pessoais, isolamento do caso por 24 horas após o início do tratamento; orientação às pessoas quanto à limpeza adequada dos ambientes. Ressalta ainda que a escabiose não é transmitida por animais, e o tratamento é simples, realizado com medicação tópica à base de permetrina, disponível na rede municipal de saúde.



.gif)