Carlos Alberto Manzo Rodríguez estava na praça central da cidade quando foi alvejado por tiros
Carlos Alberto Manzo Rodríguez foi morto a tiros no sábado (1º) | ReproduçãoO prefeito da cidade mexicana de Uruapan, Carlos Alberto Manzo Rodríguez, foi morto a tiros no último sábado (1º). O crime ocorreu na praça central da cidade, onde Rodríguez se reunia com centenas de moradores para celebrar o chamado “Dia dos Mortos”.
Segundo o Secretário Federal de Segurança, Omar García Harfuch, o ataque foi realizado por um homem que não teve a identidade revelada. A arma usada no crime, por sua vez, foi ligada a dois confrontos recentes entre grupos criminosos rivais que atuam na região. Dois suspeitos foram presos.
Em comunicado, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, condenou o assassinato de Rodríguez e expressou condolêmcias à família do prefeito. Ela disse ainda que convocou o Gabinete de Segurança para garantir apoio ao estado de Michoacán, onde Uruapan está localizada, e para que não haja risco de impunidade.
“Desde o início desta administração, fortalecemos a Estratégia de Segurança. Esses eventos lamentáveis nos levam a fortalecê-lo ainda mais. Reafirmamos nosso compromisso de dedicar todos os esforços do Estado para alcançar a paz e a segurança com zero impunidade e justiça”, escreveu a presidente.
No domingo (2), centenas de moradores foram às ruas para acompanhar o cortejo fúnebre de Rodríguez. Em meio ao luto, gritavam “justiça, justiça”. Alguns também pediram a renúncia de Sheinbaum, uma vez que, nos últimos meses, o prefeito havia pedido publicamente a ajuda da presidente para combater grupos criminosos na cidade.
Fonte: SBT News

.gif)