VÍDEO: Rato se segura em cadeira para não ser levado pela correnteza de chuva

É #FATO: vídeo mostra rato se segurando em cadeira de bar durante temporal em Juiz de Fora — Foto: Marcelo Ribeiro

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um rato se segurando em uma cadeira de um bar durante uma enxurrada causada pela chuva forte em Juiz de Fora, nesta segunda-feira (15). 

Como o vídeo circula na internet?

Compartilhado no Instagram, TikTok, Facebook e YouTube nesta terça-feira (16), o post leva a seguinte legenda sobreposta às imagens: "Rato se segura em cadeira de bar para não ser arrastado por enxurrada em Juiz de Fora".

Nesta segunda-feira (15), um temporal atingiu Juiz de Fora (MG) deixando ruas alagadas, moradores ilhados e famílias desalojadas. O volume de chuva chegou a aproximadamente 112 milímetros em menos de duas horas, o equivalente a cerca de um terço da média esperada para o mês de dezembro (310,4 milímetros).

▶️ Por que é fato?

Inicialmente, o Fato ou Fake submeteu o conteúdo a três ferramentas de detecção de inteligência artificial, mas nenhuma apontou o uso desse recurso:

HiveModeration - "Em geral, é improvável que o vídeo contenha conteúdo gerado por IA ou deepfake".
Sightengine - 1% de chances de ser IA. "É pouco provável que seja gerado por IA ou Deepfake".
SynthID - "Não foi criado com IA do Google. O SynthID não foi detectado em nenhum lugar do conteúdo enviado".

Em seguida, o Fato ou Fake conseguiu o contato de Marcelo Ribeiro, fotojornalista que presenciou e registrou o vídeo nesta segunda-feira (15). Ao Fato ou Fake, ele afirmou que estava na Avenida dos Andradas, no Centro de Juiz de Fora, quando a tempestade começou e, por isso, se abrigou em um bar próximo do local.

"A água do bueiro começou a sair pela tampa e dali para frente foi muito rápido, começou a vir a enxurrada com muito lixo, os ônibus insistiram em passar e faziam mais onda. A gente ficou ilhado ali", explicou.

Foi nesse momento que um rato foi arrastado pela correnteza e se segurou em uma das cadeiras do bar. O fotojornalista registrou a cena enquanto estava ilhado no estabelecimento:

"O rato veio nadando, tentando se agarrar em alguma coisa, até que ele conseguiu se agarrar na cadeira. Fiquei acompanhando ele um pouquinho, mas depois fiquei fui preocupado com a situação mesmo, né? Eu fiz a imagem porque trabalhei muito tempo em jornal. Esses fatos curiosos assim, é costume não me passar despercebido".


Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem