O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, acompanhado do secretário municipal de Governo, Edson Marquiori, esteve nesta quinta-feira (29) na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Vitória, onde participou de reunião com o superintendente regional do órgão no Espírito Santo, Romeu Scheibe Neto.
O encontro teve como pauta o pedido de manifestação para o município receber, por meio de doação/transferência, o trecho da BR-342 que compreende a saída de Nova Venécia, nas proximidades da Faculdade Multivix, até o trevo de acesso ao município de Vila Pavão e Patrimônio da Penha (Distrito do XV).
A reunião foi considerada bastante produtiva, com avanços significativos para a municipalização do trecho, que atualmente pertence ao Governo Federal. O DNIT, inclusive, manifestou interesse na transferência, entendendo que a via está inserida em área urbana do município de Nova Venécia, o que reforça a viabilidade do processo.
Durante a reunião, o superintendente regional ressaltou que a municipalização pode ser a melhor alternativa para garantir melhorias e manutenção adequadas da via.
Na oportunidade, o prefeito Lubiana Barrigueira apresentou as principais intervenções necessárias no trecho, como a revitalização da via, recapeamento asfáltico e implantação completa da sinalização horizontal e vertical. As propostas foram bem recebidas pelo DNIT, que se comprometeu a enviar uma equipe técnica já na próxima semana a Nova Venécia para avaliar in loco as necessidades e avançar nos encaminhamentos.
O prefeito também destacou a importância da pavimentação das ruas paralelas à BR-342, especialmente na altura do bairro Aeroporto, como forma de melhorar a mobilidade urbana e a segurança de motoristas e pedestres.
O prefeito Lubiana Barrigueira reforçou que a municipalização do trecho é fundamental para garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida à população. “Esse trecho da BR-342 hoje está totalmente inserido na área urbana de Nova Venécia e exige intervenções constantes que, muitas vezes, o município não pode realizar por não ter a gestão da via. Com a municipalização, poderemos agir com mais agilidade, investir em infraestrutura, sinalização e mobilidade urbana, atendendo a uma demanda antiga da nossa população e promovendo um trânsito mais seguro e organizado”, destacou o prefeito.


.gif)