![]() |
Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, é eleita a praia mais bonita do mundo pela IA — Foto: Arquivo |
O Brasil é uma das opções mais populares para os turistas que, neste verão de 2026, não fugiram à regra. Ao longo de seu litoral encontram-se muitas das praias mais escolhidas do Cone Sul. Por isso, muitas pessoas querem saber qual é a melhor.
A inteligência artificial (IA), nesse sentido, posiciona-se como uma ferramenta central para definir essas questões excessivamente subjetivas para as pessoas. Trata-se de um agente que surgiu com grande capacidade de análise, por conseguir processar grandes quantidades de dados em pouco tempo.
Esta é a melhor praia do Brasil, segundo a IA
“Escolher a melhor praia do Brasil é difícil porque o país tem uma costa enorme e muito diversa, com opções para todos os gostos: desde praias urbanas icônicas até faixas de areia praticamente intocadas”, começa o ChatGPT. Em sua análise, destaca a importância da combinação entre civilização ou cidade e paraíso natural, devido à infraestrutura e à facilidade tanto de acesso quanto de permanência.
![]() |
| Praia do Sancho em Fernando de Noronha é eleita pela IA a melhor praia do Brasil — Foto: Roberto Stuckert Filho |
No entanto, ressalta que a natureza supera a importância das instalações ao redor do destino: “Se eu tivesse que indicar uma com um equilíbrio difícil de superar entre beleza natural, reputação global e experiência única, diria que a Praia do Sancho, no arquipélago de Fernando de Noronha, merece esse lugar de destaque”.
A IA afirma que a Praia do Sancho se destaca por sua beleza natural quase intocada: “Águas cristalinas em tons de turquesa, falésias verdes ao seu redor e um acesso que exige descer por escadas entre rochas, o que faz com que ela pareça mais um refúgio do que uma praia convencional.
Essa sensação de isolamento e esplendor fez com que fosse considerada uma das melhores praias não só do Brasil, mas do mundo inteiro, repetidas vezes em rankings internacionais”, afirma a IA.
Além disso, a tecnologia ressalta que a experiência na Praia do Sancho é muito diferente das praias urbanas mais famosas, como Copacabana ou Ipanema, no Rio de Janeiro, “que são lindas e emblemáticas por sua cultura, movimento e vida social, mas podem estar muito cheias e com menor sensação de natureza pura”.
Na Praia do Sancho, por outro lado, a proposta é tranquilidade e paisagem: “É ideal para quem busca um contato direto com o mar, para praticar snorkel, observar a fauna marinha e tirar fotos sem que a vista se perca em prédios ou grandes infraestruturas turísticas”.
Por fim, a IA faz um esclarecimento sobre gostos pessoais, pois, embora seja uma tecnologia, responde a questões humanas e a padrões de comportamento humanos:
“É claro que a ideia de ‘melhor’ pode mudar de acordo com aquilo que cada um valoriza mais — comodidades, ambiente social, esportes aquáticos ou calma absoluta —, mas, se o critério for beleza natural, pureza do ambiente e um impacto visual memorável, a Praia do Sancho se destaca com força entre outros destinos”.
Fonte: O Globo

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/X/w/fo8LZ3Qnel0ADLihXt9A/image-2026-01-19t210742.001.png)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/V/j/ouGsGOSeCBE2qSB2N7qg/40789412-16011997-roberto-stuckert-filho-bv-baia-do-sancho-acesso-dificil-mas-uma-das-prai.jpg)
.gif)