Trump expõe conversa com Macron e destaca convite para cúpula do G7

Presidente dos EUA compartilha texto privado em meio a tensão diplomática sobre a Groenlândia e planos para reunião pós-Davos


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta terça-feira (20) capturas de tela de mensagens privadas enviadas pelo presidente da França, Emmanuel Macron, oferecendo a realização de uma reunião do G7 em Paris após o encerramento do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.

Nas mensagens publicadas por Trump em sua plataforma Truth Social, Macron afirma que, embora esteja “totalmente alinhado” com os EUA em temas como Síria e possivelmente o Irã, ele não compreende as ações americanas em relação à Groenlândia — território estratégico que Trump tem colocado em destaque na agenda internacional.

O líder francês também sugeriu que, além da reunião do G7, pode convidar representantes da Ucrânia, Dinamarca, Síria e Rússia para encontros paralelos, além de propor um jantar com Trump em Paris antes de seu retorno aos Estados Unidos.

A divulgação do conteúdo privado ocorre em meio a um momento de crescente fricção diplomática entre Washington e Paris, com discussões sobre tarifas comerciais e posicionamentos estratégicos na Europa e no Ártico. As mensagens foram compartilhadas sem resposta imediata incluída por Trump, e porta-vozes tanto da Casa Branca quanto do governo francês não comentaram oficialmente as capturas de tela até o momento.


Leia abaixo a mensagem divulgada por Trump e a tradução para o português:

"Do presidente Macron ao presidente Trump

Meu amigo,

Estamos totalmente alinhados em relação à Síria

Podemos fazer grandes coisas em relação ao Irã

Não entendo o que você está fazendo em relação à Groenlândia

Vamos tentar construir grandes coisas:

1) Posso organizar uma reunião do G7 depois de Davos em Paris na quinta-feira à tarde. Posso convidar os ucranianos, os dinamarqueses, os sírios e os russos à margem

2) Vamos jantar juntos em Paris na quinta-feira antes de você voltar para os EUA

Emmanuel"
Da redação com informações do G1




Postagem Anterior Próxima Postagem