Idosa impedida de estudar pelo marido entrou na universidade aos 65 anos: “uma alegria”


Dona Josélia, uma costureira idosa, de 65 anos da Bahia, impedida de estudar pelo marido durante 4 décadas, foi aprovada na UFRB. - Fotos: Edilson Araújo/SEC Bahia

Tá certinho. Essa idosa, que foi impedida de estudar pelo marido durante toda a vida, decidiu voltar a estudar após 43 anos e foi aprovada na universidade aos 65 anos de idade. Olha isso!

Dona Josélia dos Santos Silva é costureira e moradora do bairro Fazenda Grande 4, em Salvador (BA). Ela parou de estudar na 7ª série do Ensino Fundamental e ficou 4 décadas longe da escola. Mas o sonho estava lá, escondido e não tinha morrido.

Com incentivo da filha e dos netos, ela se matriculou no EJA (Educação de Jovens e Adultos) em 2022. Quando terminou, ela foi aprovada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Foi uma alegria enorme para todos nós”, contou dona Josélia quando recebeu a notícia boa.


Passou na federal

Agora a idosa vai fazer o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Tudo graças ao incentivo da família para que ela voltasse aos estudos. "Ela sempre demonstrou vontade de aprender. Quando soube que poderia disputar uma vaga pelo Sisu, pediu minha ajuda. Fizemos a inscrição juntas e acompanhamos todo o processo", contou a filha Jovelina Santos Silva Uzêda.

O exemplo também impactou a neta dela, Emília Santos da Conceição Silva, que está no 8º ano do Ensino Fundamental. “Ver minha avó entrando na faculdade me dá ainda mais vontade de continuar estudando”, disse a netinha.


Próximos passos

Agora, a costureira se prepara para começar uma nova rotina acadêmica na universidade.

Consciente dos desafios que a graduação exige, ela disse que vai manter a mesma determinação que trouxe até aqui.

"O segredo é não parar de estudar. Ler, se atualizar e não desistir, mesmo quando parece difícil. Depois de tanto tempo longe da escola, agarrei essa oportunidade e consegui', contorno.


EJA na Bahia

A EJA, destinada a pessoas que não concluíram a escolarização na idade regular, tem muitos alunos na Bahia.

A modalidade, que atende jovens a partir de 15 anos para o Ensino Fundamental e adultos a partir de 18 anos para o Ensino Médio, tem mais de 77 mil estudantes matriculados, segundo dados da Secretaria Estadual de Educação.

Para ingressar, é necessário procurar uma unidade escolar com documentos pessoais, comprovante de residência e histórico escolar.

E a dona Josélia é a prova do poder da educação.

Voe alto Josélia!

Uma idosa, impedida de estudar pelo marido, foi incentivada pela filha e neta a voltar a estudar e conseguiu. – Foto: Edilson Araújo/SEC Bahia


Fonte: Só Notícia Boa



Postagem Anterior Próxima Postagem