Secretaria de Saúde de Nova Venécia esclarece sobre suspeita de coronavírus



Após circulação precipitada de que há suspeita de caso de coronavírus em Nova Venécia, por um veículo de comunicação local, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que até o momento não foi nada confirmado no município e nenhum caso de infecção pelo novo coronavírus.

A Secretaria de Saúde esclarece que pelo fato de uma pessoa ter feito viagem recente ao exterior e apresentado alguns sintomas leves de gripe, achou necessário adotar as medidas do Protocolo Estadual de acordo com o Plano de Prevenção e Controle do SARS Cov2 (Convid-19), enquadrando como caso suspeito.

Todas as medidas adotadas até o momento são em caráter de prevenção. Não há necessidade de pânico.

A orientação para pessoas que viajaram para alguma localidade onde há casos de coronavírus é procurar a unidade de saúde mais próxima e informar para que sejam adotadas todas as medidas de monitoramento e prevenção.

Definição de casos suspeitos
Estão enquadradas dentro da definição de casos suspeitos do Covid-19 pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e que estiveram recentemente na Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Estados Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã.

O importante são as medidas preventivas:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Venécia 





Postagem Anterior Próxima Postagem