Últimas

Veja 10 opções mais saudáveis que podem substituir o sal nas refeições



Hoje em dia, parece que sais ocultos estão surgindo em todos os tipos de alimentos inesperados. Acontece que mais de 75% de nossa ingestão diária de sal está ligada a sais ocultos em itens como refeições congeladas, enlatados e pão. Consumir muito sal pode causar um aumento na pressão arterial, o que pode aumentar suas chances de derrame, ataque cardíaco ou problemas renais. Para evitar sobrecarregar seus órgãos e permanecer o mais saudável possível, tente esses sete substitutos deliciosos e saborosos. Confie em nós, você nem sentirá falta do sal!

10 substitutos naturais do sal
Usar ervas, temperos e outros aromas é uma ótima maneira de temperar os alimentos e diminuir sua dependência do saleiro. Aqui estão eles:

1. Cebola e alho: crus ou cozidos, deixam qualquer prato saboroso. Gosto especialmente de cebolas caramelizadas para um sabor mais profundo em ensopados,  prato refogado ou assado, molhos de macarrão à base de tomate, hambúrgueres (carne, legumes ou peru), bolo de carne, pizza (permitindo reduzir o queijo). O sabor das cebolas caramelizadas também funciona bem em pratos vegetarianos e veganos. Experimente omitir a manteiga e usar apenas óleo de gergelim, abacate, azeitona e semente de uva para cozinhá-las.

2. Ervas e especiarias: Pegue um pouco de alecrim, tomilho, cebolinha ou manjericão no mercado ou compre ervas secas e especiarias moídas, como: ervas de Provence, cominho, coentro, pimenta de Caiena, limão, temperos de pimenta sem sal e misturas de especiarias para cada cozinha.

3. Suco de limão: não apenas para água ou coquetéis ou como substituto de molho para saladas, o suco de limão acrescenta um sabor brilhante que é capaz de substituir o sal – o culpado número 1 de inchaço e retenção de água, além de ser um dos principais contribuintes para o aumento da pressão sanguínea. Muitas vezes, quando um prato tem um sabor achatado, ele precisa de um pouco de ácido – não de sal. Adicione um pouco de limão às saladas, legumes cozidos ou refogados, peixe ou frango grelhado, molhos e sopas. Também não se limite ao suco de limão – sucos de limão, laranja, tangerina e toranja também são concorrentes iguais, dependendo do prato – o limão é um item básico na culinária mexicana, da América Central, da América do Sul e da Ásia, a laranja e a tangerina são fabulosas para carne de porco e caça.

4. Citrinos e raspas de frutas cítricas: inclui limão, laranja, toranja e tangerina: leve a marinada um pouco mais alto e inclua as raspas da fruta, não apenas o suco. Cítricos é o complemento perfeito para peixes e frutos do mar, e as raspas também são ótimas em produtos de panificação, onde o líquido pode alterar a delicada composição da receita.

5. Vinagre: como eu disse anteriormente, se um prato estiver com gosto “liso”, adicione uma pitada ácida. É o personagem coadjuvante por trás de muitos molhos para saladas, marinadas ou salsa. Os vinagres são muito mais versáteis, intensificando assim o sabor – estoque de balsâmico branco, cidra de maçã, balsâmico, arroz, vinho tinto, vinho branco e vinagres de champanhe.

6. Óleos infundidos: um substituto maravilhoso da manteiga salgada e do molho de soja, ou para adicionar outra camada de sabor além do azeite extra-virgem, costuma-se usar óleo de trufa, óleo de laranja, óleo de limão, óleo de pimenta, óleo com alho e óleos com sabores asiáticos que têm muito menos sódio que o molho de soja.

7. Cerveja e vinho: use cerveja e vinho (e até café) para adicionar sabor a ensopados, sopas, chili, molhos para massas e pratos refogados, por conta própria, ao invés de caldos industrializados. Evite todas as sopas enlatadas, elas são carregadas com sódio. Evite também, o caldo enlatado ou em caixa, ou a base de sopa, a menos que você faça o seu em casa. Mesmo as variedades com pouco sódio podem ser muito altas para alguém em uma dieta restrita em sódio.

8. Salsa: sejam tradicionais à base de tomate, frutas doces da estação, ou uma combinação dos dois. Eles são um acompanhamento colorido e com sabor fresco para carnes grelhadas, peixe, omeletes e uma grande variedade de aperitivos, queijos, batatas fritas. Vai bem com molhos caseiros e molhos picantes, são realmente fáceis de fazer, você se perguntará; por que nunca fiz isso antes?

9. Pimentões e pimentas: com baixo teor de sódio não tem um sabor mais agradável, se você deseja alimentos altamente temperados. Não há melhor maneira de obter essa mistura, do que com pimentões e pimentas.

10. Cogumelos: adiciona um sabor suculento e gratificante aos pratos vegetarianos e veganos, pode fornecer sabor indescritível aos pratos asiáticos, usando uma mistura de cebola caramelizada e cogumelos refogados em óleo de gergelim ou óleo vegetal, combinado com uma pitada de vinagre balsâmico.


Fonte: Portal Raízes





Nenhum comentário