Semana começa com aviso de chuvas intensas para 28 cidades capixabas. Veja a previsão!



A semana começa com o Espírito Santo ainda em alerta com a possibilidade de chuva, ventos fortes e cheia no Rio Doce. Os avisos foram emitidos por institutos de pesquisa que monitoram as condições do tempo e a possibilidade de desastres naturais.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), é alta a possibilidade de eventos hidrológicos no centro-norte do Espírito Santo nesta segunda-feira (09), devido aos elevados acumulados registrados nos últimos dias e à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia.
Ainda segundo o Cemaden, na bacia hidrográfica do Rio Doce observa-se a elevação do nível dos rios e a propagação da onda de cheia, em função dos acumulados observados nos últimos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial de chuvas intensas para 28 municípios capixabas, localizados na região do Rio Doce capixaba, além das regiões centro-oeste, nordeste e noroeste do estado. O aviso é válido até 9 horas desta segunda-feira.
Segundo o instituto, nesse período há previsão de um volume de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem variar de 40 a 60 km/h. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Municípios para onde vale o aviso do Inmet:
Águia Branca
Água Doce Do Norte
Alto Rio Novo
Baixo Guandu
Barra De São Francisco
Boa Esperança
Colatina
Conceição Da Barra
Ecoporanga
Governador Lindenberg
Jaguaré
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
Sooretama
São Domingos Do Norte
São Gabriel Da Palha
São Mateus
Vila Pavão
Vila Valério

Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um aviso de atenção, que vale durante toda a segunda-feira para cinco municípios do Espírito Santo: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Ibatiba, Irupi e Mantenópolis.
Segundo o Inpe, nesses locais ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidades. Localmente a chuva poderá ser intensa, em curto período de tempo, e vir acompanhada de raios e/ou rajadas de vento de forte intensidade.

Incaper
Apesar do risco de chuva, a segunda-feira também deverá ter aberturas de sol, em alguns trechos do Espírito Santo, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Em todas, as regiões haverá variação de nuvens e chuva em alguns trechos.
Na Região Sul, as áreas mais baixas deverão ter temperatura oscilando entre 21°C e 27°C. Nas áreas altas, a mínima será de 17°C e a máxima de 25°C.
Na Região Serrana, os termômetros devem ficar entre 17°C e 25°C nas áreas menos elevadas e entre 14°C e 24°C nas regiões mais altas.
Na Região Norte, a mínima deverá ser de 20°C e a máxima de 26°C.
Na Região Noroeste, as áreas mais baixas terão temperatura entre 19°C e 30°C. Já em Mantenópolis e Alto Rio Novo, elas devem ficar entre 19°C e 29°C.
E na Região Nordeste, temperatura mínima de 20°C e máxima de 27°C.

Fonte: Folha Vitoria




Postagem Anterior Próxima Postagem