Transparência Capixaba - Nova Venécia tem boa avaliação no controle de transparência no Combate a COVID-19



A Transparência Capixaba, uma entidade não-governamental e sem vínculo político-partidário acaba de elaborar e divulgar o Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, onde foi avaliada a transparência com relação às ações de combate a pandemia em 25 municípios capixabas com mais de 30.000 habitantes.

O Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 é um importante instrumento de promoção do controle social e se baseou no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à COVID-19, produzido de forma conjunta pela Transparência Internacional – Brasil e o Tribunal de Contas da União (TCU), que foi utilizado por aquela entidade para avaliar os estados e suas capitais. Essa é a 1ª Edição da avaliação da Transparência Capixaba, a capital, Vitória, não aparece nesta avaliação porque já foi avaliada pela Transparência Internacional junto com as capitais e os estados brasileiros no dia 29/06/2020.

O resultado é uma pontuação de 0 a 100 em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima. Os níveis de pontuação são de:
ü  0 a 19,9 (péssimo);
ü  20 a 39,9 (ruim);
ü  40 a 59,9 (regular);
ü  60 a 79,9 (bom);
ü  80 a 100,0 (ótimo).

Também foi criado um site de impacto no BONDE para cada município com notas abaixo de “BOM” para que a população pressione de forma simples e automática, através da plataforma de engajamento virtual, os prefeitos dessas cidades para elevarem seus níveis de transparência.  Acesse o link e pressione o prefeito de sua cidade por mais transparência.

Sobre a Transparência Capixaba
A Transparência Capixaba é uma entidade não-governamental, sem vínculo político-partidário e que não recebe verbas públicas, criada em 2001, com o objetivo de lutar pela transparência pública, combater a corrupção, defender o controle social técnico e estimular a conscientização sobre esses temas. A proposta inicial foi buscar dar alguma contribuição para ajudar a resolver o problema e não esperar somente por uma ação do Estado. A proposta da Transparência Capixaba consiste em mobilizar a sociedade capixaba para que os casos de corrupção no Espírito Santo que ficam, muitas vezes, sem punição e caem no esquecimento por falta de empenho das autoridades e de cobrança social. No entanto, a Transparência não pretende substituir as instituições capacitadas para combater a criminalidade e a corrupção, mas sim mostrar à sociedade que a administração pública pode funcionar desde que haja controle e que os cidadãos exerçam vigilância constante.

Com informações da Transparência Capixaba



Postagem Anterior Próxima Postagem