Ifes seleciona empreendimentos inovadores para incubação em todo Espírito Santo



Uma grande oportunidade para quem está desenvolvendo uma ideia inovadora foi lançada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os núcleos incubadores espalhados por todo o Estado selecionam até 46 empreendimentos para processos de incubação residente e não-residente. Os interessados devem fazer a inscrição até o próximo dia 29 de setembro.
O trabalho realizado pela incubadora do Ifes recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do repasse de recursos disponibilizados em editais e resoluções. O edital é parte do Programa de Incubação de Empreendimentos, voltado ao desenvolvimento de competências empresariais, por meio do aporte de gestão e tecnologia.
O prazo de permanência no programa de incubação é de até três anos. Durante esse período, os núcleos incubadores oferecem condições para o empreendedor se aprimorar nas áreas de gestão, comercialização e desenvolvimento do seu produto, serviço ou processo.
Para se inscrever é necessário preencher o formulário de inscrição e ter cadastro de inscrição de Pessoa Jurídica (CNPJ), com aderência à proposta que será submetida. A avaliação das propostas passará pelas etapas de habilitação, seleção inicial e apresentação oral. Cada candidato poderá submeter - ou fazer parte da equipe de - apenas um empreendimento.

De norte a sul do Espírito Santo
No total, as vagas estão distribuídas entre oito núcleos incubadores do Ifes, localizados em Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. Ou seja, haverá oportunidades no norte, no sul, no Caparaó e na Região Serrana.
No edital, estão descritas as áreas de atuação de cada núcleo para verificar qual núcleo incubador o seu empreendimento apresenta aderência. Do total, 16 vagas são para incubação de empreendimentos residentes, ou seja, que necessitam também de cessão do espaço físico, e 20 para não residentes.

Apoio da Fapes a incubadoras
Nos últimos anos, a Fapes realizou um intenso trabalho para fomentar e apoiar os habitats de inovação no Espírito Santo, por meio de vários editais e projetos. O incentivo às incubadoras tem sido possível com o lançamento de editais específicos (Edital 07/2016 – já encerrado - e Edital 06/2018) e com a concessão de bolsas de extensão tecnológica pela Resolução 245/2019. Ao todo, foram transferidos R$ 1,5 milhão tanto para apoiar a criação de novas incubadoras quanto para a manutenção daquelas já existentes, inclusive incentivando o surgimento de incubadoras-âncora.


Com informações do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).



Postagem Anterior Próxima Postagem