Últimas

Secti já qualificou cerca de 2 mil adolescentes do Iases por meio de parceria

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) já qualificou 1.878 adolescentes atendidos pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). O resultado é fruto da parceria entre os órgãos, assinada na Portaria nº 024-R, de 2017, e aprimorada na Portaria nº 010-R, de 2019, ano de lançamento do Programa Qualificar ES, que oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para a população.

A subsecretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Solange Maria Batista de Souza, explicou sobre a parceria. “A importância dessa portaria se deu a partir de uma experiência de parceria entre a Secti e a SEDH, por meio do Iases, como consolidação de uma política pública intersetorial. O fortalecimento dessa portaria, em 2019, ocorreu com a implementação do Programa Qualificar ES, que visa à qualificação profissional de jovens residentes no Espírito Santo, com uma proposta inovadora para promover a melhoria de vida da população capixaba”, pontuou a subsecretária.

Para Solange Maria Batista de Souza, o programa contribui para a inclusão do jovem no mercado de trabalho. “Vimos a qualificação profissional, por meio do Qualificar ES, como uma possibilidade para que os jovens em medidas socioeducativas conquistassem habilidades e competências que pudessem contribuir com a sua inclusão e reintegração social, além de poderem ter a oportunidade de serem inseridos no mundo do trabalho de forma empreendedora ou na empregabilidade”.

Os cursos oferecidos são presenciais e diversos. Atendimento ao Cliente, Garçom, Informática, Rotinas Administrativas, Maquiagem, Balconista de Farmácia, Panificação, Organização de Eventos, Robótica, Assistente de Logística, Lógica e Programação e Operador de Caixa foram algumas opções.

Em 2018, 1.123 socioeducandos foram matriculados em 22 cursos e, desse total, 862 adolescentes concluíram os cursos. Em 2019, 1.313 internos foram matriculados em 27 cursos e 1.016 receberam os certificados profissionais. Em 2020, 14 cursos foram disponibilizados para 172 socioeducandos, mas, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os cursos foram interrompidos e os adolescentes aguardam o retorno das aulas.

"O acesso do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa à educação e à qualificação profissional é um direito fundamental, além de ser um compromisso do Iases em contribuir para a transformação e o desenvolvimento da juventude capixaba. A profissionalização abre novas possibilidades no retorno do adolescente ao convívio social, tendo ele a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, gerar renda e, assim, trilhar novos caminhos", afirmou o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento.

 

Veja nas tabelas abaixo os cursos de qualificação profissional oferecidos nos eixos tecnológicos: 

Ambiente e Saúde

Gestão e Negócios

Infraestrutura

Hospitalidade e Lazer

Informação e Comunicação

Produção Industrial

Produção Cultural e Design


CURSOS DISPONIBILIZADOS PELA SECTI EM 2020

QTD

CURSOS

ADOLESCENTES MATRICULADOS

1

LOGÍSTICA E PRODUÇÃO 

19

2

MODA CRIATIVA

25

3

INFORMÁTICA BÁSICA

24

4

RECREAÇÃO

09

5

EMPREENDEDORISMO: CRIANDO E PLANEJANDO NEGÓCIOS “CROCHÊ” 

26

6

GARÇOM

16

7

ESTOQUE E ARMAZENAMENTO

25

8

PANIFICAÇÃO

06

9

PREPARADOR DE SALGADO

04

10

ROTINAS ADMINISTRATIVAS

10

11

MAQUIAGEM

02

12

MUNDO DO TRABALHO

06

13

ROBÓTICA

02

14

CURSO ASSISTENTE DE LOGÍSTICA 

13

 

Total: 14

Total:  172

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Assessoria de Comunicação da Secti

 

Nenhum comentário