Justiça cassa chapa eleitoral do prefeito reeleito de Embu das Artes e suspende diplomação

Ney Santos é acusado de abuso de poder econômico ao extrapolar publicidade com citações do seu nome em prestações de conta da prefeitura. Ele pode recorrer da decisão.


A Justiça cassou a chapa eleitoral que reelegeu o prefeito Ney Santos, do Republicanos, de Embu das Artes, na Grande São Paulo. Com isso, fica suspensa a diplomação do prefeito e do seu vice Hugo Prado no início de 2021. Cabe recurso.

A decisão do juiz Gustavo Romero Fernandes foi publicada na noite desta segunda-feira (14).

A ação de cassação da chapa foi proposta pelo PSOL, partido de oposição do prefeito, e alvo de investigação do Ministério Público Eleitoral.

De acordo com o magistrado, a denúncia aponta que houve desrespeito à Constituição e à Lei Eleitoral.

Segundo a denúncia, Ney Santos “extrapolou no limite da publicidade” ao fazer publicações em jornais que apresentava balanços de prestações de conta do seu mandato e do combate à Covid-19 na cidade. O candidato à reeleição não usava o termo prefeitura nas publicidades, mas sempre o nome dele. No entendimento do juiz, houve abuso de poder econômico.

Foram feitas diligências em uma gráfica que confirmaram que esses jornais com as prestações de contas foram confeccionados no local.

Outro ponto da denúncia também aponta que o vice-prefeito Hugo Prado foi fotografado distribuindo cestas básicas na cidade.

Durante o primeiro mandato, Ney Santos já teve problemas com a Justiça Federal e foi afastado do cargo pelo Tribunal Regional Federal da Terceira Região em dezembro de 2019. Investigado na operação Hammer-On da PF, realizada no Paraná em setembro de 2017, ele é suspeito de lavagem de dinheiro entre os anos de 2014 e 2017, além de investigado por ocultar bens em nome de laranjas.

Em 2016, Ney Santos chegou a ter sua prisão decretada durante a operação Xibalba do Ministério Público de São Paulo, quando foi acusado de ser um dos responsáveis por lavar o dinheiro do tráfico de drogas de uma facção criminosa que comanda o crime organizado dentro e fora dos presídios do estado.

Santos também respondeu por compra de votos em 2012, quando foi eleito vereador de Embu das Artes, e chegou a ter a candidatura para prefeito impugnada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Ele entrou com recurso e conseguiu se eleger em 2016.

 

Reeleição

Ney Santos, do Republicanos, foi reeleito para o cargo de prefeito de Embu das Artes, na Grande São Paulo. Ao fim da apuração, Ney Santos teve 48,39% dos votos. Foram 61.660 no total.

O candidato derrotou Rosângela Santos (PT), que ficou em segundo lugar com 21,33% (27.178 votos).

A eleição em Embu das Artes teve 21,06% de abstenção, 5,77% votos brancos e 8,95% votos nulos.

Ney Santos tem 40 anos, é casado, tem ensino médio completo e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de prefeito. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 2.066.686,85.

O vice é Hugo Prado, do MDB, que tem 32 anos. Os dois fazem parte da coligação 'Para Fazer Muito Mais', formada pelos partidos PSC, PL, AVANTE, PSD, REPUBLICANOS, PTB e MDB.

 

Com Informações G1 Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem