Seger atualiza Cadeia de Valor e define processos organizacionais


Com o objetivo de ter uma administração cada vez mais inovadora, ágil e eficiente, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) acaba de atualizar a sua Cadeia de Valor. O novo modelo passou a ter 276 processos organizacionais, distribuídos em nove macroprocessos, classificados como Estratégicos, Suporte e Finalísticos. O resultado pode ser conferido no site www.seger.es.gov.br.

A revisão, realizada pelo Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI), vinculado à Subsecretaria de Inovação na Gestão (Subges), busca tornar mais claro o entendimento de quais são os serviços entregues pela Secretaria, tanto para o público interno quanto para externo. O material também serve de apoio aos gestores na priorização dos processos que devem ser otimizados continuamente.

Para executar o trabalho, a equipe do escritório estudou a estrutura organizacional e as legislações da Seger, identificou os processos existentes, agrupou eles em macroprocessos e fez a classificação e a representação gráfica na Cadeia de Valor. O processo contou com o apoio de gestores e servidores da Secretaria.

“O ELPI da Seger se dedicou na atualização da cadeia de valores, cuja última revisão havia sido realizada em 2017. Todos os processos descritos foram validados por seus responsáveis, ou seja, cada Subsecretaria e suas respectivas Gerências, Subgerências e Coordenações. O objetivo dessa inciativa é disseminar a cultura de gestão por processos não apenas na Seger, mas em diversos órgãos do Governo do Estado, contribuindo para a maior transparência da Administração Pública”, destacou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.


Cadeia de Valor

A Cadeia de Valor é a visão sistêmica dos macroprocessos, que permite uma visualização do fluxo de informações, produtos e atividades que transitam entre vários processos da Secretaria. Para a sua elaboração foram utilizados os conceitos de Gestão por Processos e Inovação, definidos no Modelo de Atuação do Escritório Central de Processos - ECP.

“Usando ferramentas de Inovação desenvolvemos um novo conceito de construção da Cadeia de Valor, que pretendemos disseminar por meio da rede de ELPIs, o que permitirá uma melhor organização e transparência dos processos nos órgãos públicos estaduais”, destacou o subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, Marcelo Calmon.



Governo ES
Postagem Anterior Próxima Postagem